Arapiraca participa de programa pioneiro de capacitação de enfermeiros para inserção do DIU
O grupo de profissionais deve atuar como multiplicadores na qualificação de enfermeiros de Arapiraca e toda a região de Alagoas

Arapiraca é o primeiro município brasileiro a participar do Programa de Capacitação de Enfermeiros na Consulta Ginecológica de Enfermagem com inserção do Dispositivo Intra Uterino – DIU de cobre, promovido através da parceria entre a Prefeitura de Arapiraca, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e o Conselho Regional de Enfermagem (COREN-AL).
O grupo de profissionais deve atuar como multiplicadores na qualificação de enfermeiros de Arapiraca e toda a região de Alagoas. Posteriormente, de acordo com Fátima Sampaio, membro da Comissão de Saúde da Mulher do COFEN, a intenção é levar a capacitação para todo o Brasil.
“O programa é pioneiro e representa um avanço para a saúde pública. A gestão municipal está de parabéns por aderir e possibilitar às mulheres arapiraquenses o acesso pelo SUS, ao planejamento reprodutivo. A partir dele é possível alcançar melhoria de índices, redução de mortalidade materna e infantil”, afirmou Fátima Sampaio.
Usuária
Denise da Silva, 26 anos, mãe de dois filhos, aguardava há 2 anos pela inserção do DIU pelo SUS, e foi uma das mulheres beneficiadas com o programa. Na sala de espera, ela e outras mulheres, com semblante de felicidade, recebiam as orientações da equipe de profissionais participante do programa.
“Mais tarde, eu pretendo ter mais filhos, mas só daqui a uns 5 anos. Por isso eu optei pelo método DIU para evitar uma gravidez indesejada. Eu estava na fila de espera há 2 anos. E graças a Deus consegui essa semana. E melhor, pelo SUS, uma conquista para mim e as outras mulheres da nossa cidade”, declarou a usuária.
Capacitação
Nesse primeiro momento, a capacitação, que é ministrada por tutoras do Hospital Sofia Feldman de Minas Gerais e representantes do COFEN, está sendo dirigida a 11 profissionais enfermeiros, sendo seis com atuação em Arapiraca. E, paralelamente, o programa também já beneficia mulheres arapiraquenses com a inserção do DIU.
Nas Unidades Básicas de Saúde foram cadastradas 400 mulheres aptas à inserção do DIU. A enfermeira e coordenadora Municipal de Saúde da Mulher, Maria Luiza Bezerra, ressalta o significado dessa conquista para Arapiraca e as mulheres atendidas pela Atenção Básica.
“Nós estamos vivendo um marco muito importante e significa um grande avanço para o Município, a partir desse projeto, que é piloto no Brasil, e visa descentralizar esse serviço, possibilitando que ele aconteça nas unidades de saúde, por profissionais de enfermagem capacitados para a prática da inserção do DIU. Com isso, a redução do tempo de espera e a ampliação do número de mulheres assistidas”, justificou a coordenadora.
Maria Luiza justifica, ressaltando o avanço na assistência, a partir da apresentação de números. Em 2018 foi realizada a inserção do DIU em apenas 16 mulheres. Já durante a capacitação, em apenas três dias de atendimento, foram assistidas 115 mulheres que receberam o dispositivo intrauterino.
A partir desse primeiro momento, o programa continua com a etapa de multiplicar a capacitação para enfermeiros da Atenção Básica. Enquanto isso, as mulheres cadastradas participam das consultas ginecológicas de enfermagem com inserção do DIU, no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria).
Legislação
A inserção de Dispositivo Intra Uterino pode ser realizada profissionais de enfermagem e médicos. O enfermeiro, após treinamento e cumprindo o disposto na Resolução do COFEN nº 358/2009. Para a implantação do DIU nas unidades e saúde, o Protocolo da Atenção Básica “Saúde das Mulheres” orienta a implantação de projeto sobre planejamento familiar e saúde reprodutiva descrevendo indicações, contraindicações e rotinas frente a inserção e manejo do DIU e outros métodos, realidade de Arapiraca.
Veja também
Últimas notícias

Jovem de 24 anos fica ferido após ser baleado em tentativa de homicídio em Arapiraca

Adolescente de 13 anos morre após ser baleado em trevo de Igaci

Fábio Costa acusa presidente da Câmara em exercício de ameaçar deputados com suspensão de mandato

Homem é preso por estuprar sobrinha-neta de 7 anos em Canapi
Rico Melquiades é levado à delegacia após confusão em loja de móveis em Maceió

Comoção marca velório e sepultamento do ex-prefeito Marcelo Lima em Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
