?Juizado da Mulher de Arapiraca promove ações de conscientização contra violência doméstica
Mutirão começou nesta segunda (19) e vai até quinta-feira (22); audiências, palestras e serviços gratuitos de saúde farão parte da programação
O Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Arapiraca deu início, nesta segunda-feira (19), a Semana da Justiça pela Paz em Casa. A ação busca conscientizar as pessoas sobre o enfrentamento da violência doméstica. Até quinta-feira (22) ocorrerão 60 audiências, além de palestras e serviços gratuitos de saúde. O evento, realizado em parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), faz parte da campanha Agosto Lilás.
Nesta segunda-feira (19), em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde, foram ofertados, no Juizado, serviços como vacinação, medição de pressão, teste de glicemia e exame de HIV. Além disso também houve doação de cestas básicas, serviços de beleza e informações sobre o Bolsa Família. Pela noite haverá uma palestra na faculdade CESMAC.
A ideia é esclarecer a população sobre os diversos tipos de violência que uma mulher pode sofrer, além de fazer com que as pessoas também transmitam os conhecimentos adquiridos. “Muitas vezes a mulher sofre violência patrimonial, como ter um cartão de banco retido por um familiar, e não sabe que isso também é violência. Temos que levar esse tipo de informação para a comunidade”, ressaltou o juiz Alexandre Machado, titular do Juizado.
O magistrado também relembra a importância de realizar essas ações. “Muitas vezes a mulher tem dificuldade para vir até o Juizado, seja por desconhecimento, medo ou constrangimento. Então é importante irmos até essas mulheres”, conclui.
Programação
Na terça-feira (20), às 19h, os serviços de saúde e palestras serão ofertados na Escola Estadual de Educação Básica Manoel Lúcio da Silva, cuja região foram constatados altos índices de violência doméstica.
Na quarta-feira (21), a partir das 15h30, as ações acontecerão na comunidade Mangabeiras. Comparecerão integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), bem como o desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo, presidente do TJAL. Já na quinta-feira (22), às 15h30, haverá palestra na Escola Estadual de Educação Básica Costa Rego.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Civil investiga morte de jovem decapitado em Porto Calvo
Operação policial deixa 64 mortos e é considerada a mais letal da história do RJ
Videomonitoramento da SSP identifica homem com mandado de prisão na Jatiúca
Banco Itaú encerra atividades em Palmeira dos Índios sem aviso prévio
Navegando na nova era: o impacto das criptomoedas no investimento moderno
Alfredo Gaspar denuncia “blindagem de criminosos” e pede prisão de empresário ligado ao Careca do INSS
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
