?Juizado da Mulher de Arapiraca promove ações de conscientização contra violência doméstica
Mutirão começou nesta segunda (19) e vai até quinta-feira (22); audiências, palestras e serviços gratuitos de saúde farão parte da programação
O Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Arapiraca deu início, nesta segunda-feira (19), a Semana da Justiça pela Paz em Casa. A ação busca conscientizar as pessoas sobre o enfrentamento da violência doméstica. Até quinta-feira (22) ocorrerão 60 audiências, além de palestras e serviços gratuitos de saúde. O evento, realizado em parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), faz parte da campanha Agosto Lilás.
Nesta segunda-feira (19), em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde, foram ofertados, no Juizado, serviços como vacinação, medição de pressão, teste de glicemia e exame de HIV. Além disso também houve doação de cestas básicas, serviços de beleza e informações sobre o Bolsa Família. Pela noite haverá uma palestra na faculdade CESMAC.
A ideia é esclarecer a população sobre os diversos tipos de violência que uma mulher pode sofrer, além de fazer com que as pessoas também transmitam os conhecimentos adquiridos. “Muitas vezes a mulher sofre violência patrimonial, como ter um cartão de banco retido por um familiar, e não sabe que isso também é violência. Temos que levar esse tipo de informação para a comunidade”, ressaltou o juiz Alexandre Machado, titular do Juizado.
O magistrado também relembra a importância de realizar essas ações. “Muitas vezes a mulher tem dificuldade para vir até o Juizado, seja por desconhecimento, medo ou constrangimento. Então é importante irmos até essas mulheres”, conclui.
Programação
Na terça-feira (20), às 19h, os serviços de saúde e palestras serão ofertados na Escola Estadual de Educação Básica Manoel Lúcio da Silva, cuja região foram constatados altos índices de violência doméstica.
Na quarta-feira (21), a partir das 15h30, as ações acontecerão na comunidade Mangabeiras. Comparecerão integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), bem como o desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo, presidente do TJAL. Já na quinta-feira (22), às 15h30, haverá palestra na Escola Estadual de Educação Básica Costa Rego.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
