Professor do Sesi recebe prêmio por inclusão de pessoas com deficiência
Pablo Lucini promove sessões de hidroterapia com foco na reabilitação e é treinador de basquete para cadeirantes no Sesi
A dedicação do educador físico Pablo Lucini na inclusão da pessoa com deficiência na sociedade e no esporte foi reconhecida pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e pelo Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (CEPCD). As duas instituições concederam ao professor Pablo o Prêmio Gerônimo Ciqueira, dedicado a pessoas e instituições que se destacaram na defesa e na promoção da pessoa com deficiência, em solenidade realizada na tarde de quarta-feira (21), em um hotel em Maceió.
Lucini se destacou como treinador da equipe de basquete de cadeirantes do Sesi, onde trabalha há 18 anos. Nesse período, o professor também prestou relevantes trabalhos para pessoas com deficiência em Arapiraca, com sessões de hidroterapia e treinamento de equipes de vôlei e futebol adaptados.
A diretora de Saúde e Segurança para a Indústria (SSI) e Marketing do Sesi, Cláudia Piatti, prestigiou a entrega do prêmio. Ela ressaltou o compromisso da instituição com a inclusão social. “O Sesi atua não somente pela integração, mas também pela melhoria da qualidade de vida e da autoestima de pessoas com algum tipo de deficiência. Nosso objetivo é contribuir com uma sociedade mais inclusiva”, explicou.
A secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria José da Silva, disse que é de extrema importância incluir as pessoas com deficiência. Segundo ela, o Sesi é um grande parceiro nesse processo, principalmente, por meio da atividade esportiva.
“É onde se dá oportunidade, porque você tira pessoas da depressão, do isolamento e abre a porta para o esporte. O fato do Sesi estar presente com a gente, de termos hoje um professor da instituição [sendo premiado], é muito importante para darmos oportunidades a todos. Hoje, o esporte é vida, levanta, dá autoestima, muda a vida das pessoas, então, essa parceria com o Sesi é fundamental”, afirmou.
O prêmio – Criado em 2016, pelo Governo de Alagoas, o prêmio é uma homenagem ao político alagoano que dedicou seu trabalho e vida à luta pela proteção da pessoa com deficiência. Gerônimo Ciqueira foi uma importante liderança, um dos idealizadores da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), foi vereador por Maceió e morreu aos 50 anos, enquanto exercia o mandato como deputado federal, sendo a primeira pessoa com deficiência a assumir tal posto.
Veja também
Últimas notícias
Homem assalta adolescente, é perseguido por moradores e escapa de linchamento em Arapiraca
Pai relata detalhes sobre morte do filho em Coruripe; companheira é a principal suspeita
Pesquisa aponta aprovação de 77% à gestão da prefeita Márcia Cavalcante em São Luís do Quitunde
Decoração natalina de São Luís do Quitunde é destaque na Região Norte e encanta Famílias
Flávio se isola na direita após receber bênção de Bolsonaro para 2026
Após 10 anos de casados: Enfermeira foi morta com um tiro na cabeça, aponta delegado
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
