Professor do Sesi recebe prêmio por inclusão de pessoas com deficiência
Pablo Lucini promove sessões de hidroterapia com foco na reabilitação e é treinador de basquete para cadeirantes no Sesi

A dedicação do educador físico Pablo Lucini na inclusão da pessoa com deficiência na sociedade e no esporte foi reconhecida pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e pelo Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (CEPCD). As duas instituições concederam ao professor Pablo o Prêmio Gerônimo Ciqueira, dedicado a pessoas e instituições que se destacaram na defesa e na promoção da pessoa com deficiência, em solenidade realizada na tarde de quarta-feira (21), em um hotel em Maceió.
Lucini se destacou como treinador da equipe de basquete de cadeirantes do Sesi, onde trabalha há 18 anos. Nesse período, o professor também prestou relevantes trabalhos para pessoas com deficiência em Arapiraca, com sessões de hidroterapia e treinamento de equipes de vôlei e futebol adaptados.
A diretora de Saúde e Segurança para a Indústria (SSI) e Marketing do Sesi, Cláudia Piatti, prestigiou a entrega do prêmio. Ela ressaltou o compromisso da instituição com a inclusão social. “O Sesi atua não somente pela integração, mas também pela melhoria da qualidade de vida e da autoestima de pessoas com algum tipo de deficiência. Nosso objetivo é contribuir com uma sociedade mais inclusiva”, explicou.
A secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria José da Silva, disse que é de extrema importância incluir as pessoas com deficiência. Segundo ela, o Sesi é um grande parceiro nesse processo, principalmente, por meio da atividade esportiva.
“É onde se dá oportunidade, porque você tira pessoas da depressão, do isolamento e abre a porta para o esporte. O fato do Sesi estar presente com a gente, de termos hoje um professor da instituição [sendo premiado], é muito importante para darmos oportunidades a todos. Hoje, o esporte é vida, levanta, dá autoestima, muda a vida das pessoas, então, essa parceria com o Sesi é fundamental”, afirmou.
O prêmio – Criado em 2016, pelo Governo de Alagoas, o prêmio é uma homenagem ao político alagoano que dedicou seu trabalho e vida à luta pela proteção da pessoa com deficiência. Gerônimo Ciqueira foi uma importante liderança, um dos idealizadores da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), foi vereador por Maceió e morreu aos 50 anos, enquanto exercia o mandato como deputado federal, sendo a primeira pessoa com deficiência a assumir tal posto.
Veja também
Últimas notícias

Projeto de estocagem de gás de US$ 200 milhões recebe aval ambiental em Alagoas

Ex-deputado Dudu Hollanda ganha cargo de confiança na ALE com salário de R$23 mil

Prestes a voltar ao PSB, JHC já tem os vereadores socialistas em sua bancada na Câmara de Maceió

Renan Filho comemora escolha de Fernando Farias como relator da indicação de Marluce ao STJ

Polícia Civil realiza operação e desarticula esquema de desvio de maquinetas de cartão

Procon Alagoas orienta consumidores sobre o que fazer ao encontrar produtos vencidos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
