Secretaria de Saúde intensifica ações contra raiva em Palmeira dos Índios
Objetivo o é prevenir e controlar o vírus em animais urbanos e silvestres
A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios (SMS) realiza ações para combater a raiva, desde maio deste ano. A Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária, Atenção Básica, Secretaria de Agricultura e a Agência de Defesa e Inspeção e a Agropecuária de Alagoas (ADEAL) estão envolvidos na ação de prevenção à doença.
O objetivo é prevenir e controlar o vírus em animais urbanos e silvestres para impedir a ocorrência em humanos. A raiva também é transmitida pelo morcego, por isso, a vacinação antirrábica é fundamental para o sucesso desta ação.
O secretário municipal de Saúde e o vice-perfeito Márcio Henrique informou que as ações incluem reuniões com agricultores nas localidades, o que torna obrigatória a imunização contra a doença em todos os bovinos, cães e gatos.
“Para o sucesso do combate ao vírus da raiva é necessário o envolvimento e o compromisso de todos. Detectando sintomas, ou pessoas que tiveram contato com animais raivosos, tem que se comunicar imediatamente à Vigilância Sanitária, Agricultura, ou aos sindicatos rurais. A vacinação Antirrábica é obrigatória e fundamental. Estamos com nossas equipes atentas a todas as informações referentes ao surgimento de novos casos de raiva no município”, ressaltou o secretário.
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) também destacou a importância epidemiológica da doença que é 100% letal, e alerta os municípios da região para sensibilizar profissionais da assistência na adoção das medidas preconizadas no protocolo de atendimento antirrábico durante o atendimento de pessoas agredidas (mordeduras ou arranhaduras) por animais (cães, gatos, morcegos, bovinos, caprinos, raposas, ovinos, equinos, etc).
Devem ser difundidas, ao máximo, as orientações à população para que não manipule animais suspeitos (caídos e/ou com sintomas de paralisia, agressividade, salivação intensa, foto e hidrofobia, etc), e para que as pessoas estejam atentas a sinais de agressão (feridas) provocada por morcegos a animais.
Veja também
Últimas notícias
Casamento de 23 anos acaba após marido trocar mulher por monge
Influenciadora se transforma em Michael Jackson com maquiagem. Veja fotos
Com relatório de Renan Filho, comissão aprova renovação gratuita da CNH
Anvisa vai monitorar efeitos colaterais de canetas emagrecedoras
STF suspende julgamento de recurso para garantir revisão da vida toda
Homem fica ferido após cair de moto na Avenida Ceci Cunha, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
