Secretaria de Saúde intensifica ações contra raiva em Palmeira dos Índios
Objetivo o é prevenir e controlar o vírus em animais urbanos e silvestres

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios (SMS) realiza ações para combater a raiva, desde maio deste ano. A Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária, Atenção Básica, Secretaria de Agricultura e a Agência de Defesa e Inspeção e a Agropecuária de Alagoas (ADEAL) estão envolvidos na ação de prevenção à doença.
O objetivo é prevenir e controlar o vírus em animais urbanos e silvestres para impedir a ocorrência em humanos. A raiva também é transmitida pelo morcego, por isso, a vacinação antirrábica é fundamental para o sucesso desta ação.
O secretário municipal de Saúde e o vice-perfeito Márcio Henrique informou que as ações incluem reuniões com agricultores nas localidades, o que torna obrigatória a imunização contra a doença em todos os bovinos, cães e gatos.
“Para o sucesso do combate ao vírus da raiva é necessário o envolvimento e o compromisso de todos. Detectando sintomas, ou pessoas que tiveram contato com animais raivosos, tem que se comunicar imediatamente à Vigilância Sanitária, Agricultura, ou aos sindicatos rurais. A vacinação Antirrábica é obrigatória e fundamental. Estamos com nossas equipes atentas a todas as informações referentes ao surgimento de novos casos de raiva no município”, ressaltou o secretário.
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) também destacou a importância epidemiológica da doença que é 100% letal, e alerta os municípios da região para sensibilizar profissionais da assistência na adoção das medidas preconizadas no protocolo de atendimento antirrábico durante o atendimento de pessoas agredidas (mordeduras ou arranhaduras) por animais (cães, gatos, morcegos, bovinos, caprinos, raposas, ovinos, equinos, etc).
Devem ser difundidas, ao máximo, as orientações à população para que não manipule animais suspeitos (caídos e/ou com sintomas de paralisia, agressividade, salivação intensa, foto e hidrofobia, etc), e para que as pessoas estejam atentas a sinais de agressão (feridas) provocada por morcegos a animais.
Veja também
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
