Secretaria de Saúde intensifica ações contra raiva em Palmeira dos Índios
Objetivo o é prevenir e controlar o vírus em animais urbanos e silvestres

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios (SMS) realiza ações para combater a raiva, desde maio deste ano. A Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária, Atenção Básica, Secretaria de Agricultura e a Agência de Defesa e Inspeção e a Agropecuária de Alagoas (ADEAL) estão envolvidos na ação de prevenção à doença.
O objetivo é prevenir e controlar o vírus em animais urbanos e silvestres para impedir a ocorrência em humanos. A raiva também é transmitida pelo morcego, por isso, a vacinação antirrábica é fundamental para o sucesso desta ação.
O secretário municipal de Saúde e o vice-perfeito Márcio Henrique informou que as ações incluem reuniões com agricultores nas localidades, o que torna obrigatória a imunização contra a doença em todos os bovinos, cães e gatos.
“Para o sucesso do combate ao vírus da raiva é necessário o envolvimento e o compromisso de todos. Detectando sintomas, ou pessoas que tiveram contato com animais raivosos, tem que se comunicar imediatamente à Vigilância Sanitária, Agricultura, ou aos sindicatos rurais. A vacinação Antirrábica é obrigatória e fundamental. Estamos com nossas equipes atentas a todas as informações referentes ao surgimento de novos casos de raiva no município”, ressaltou o secretário.
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) também destacou a importância epidemiológica da doença que é 100% letal, e alerta os municípios da região para sensibilizar profissionais da assistência na adoção das medidas preconizadas no protocolo de atendimento antirrábico durante o atendimento de pessoas agredidas (mordeduras ou arranhaduras) por animais (cães, gatos, morcegos, bovinos, caprinos, raposas, ovinos, equinos, etc).
Devem ser difundidas, ao máximo, as orientações à população para que não manipule animais suspeitos (caídos e/ou com sintomas de paralisia, agressividade, salivação intensa, foto e hidrofobia, etc), e para que as pessoas estejam atentas a sinais de agressão (feridas) provocada por morcegos a animais.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência do Agreste inicia campanha Outubro Rosa com adesão de servidores

Polícia Civil prende foragido envolvido em homicídio no bairro Guaxuma

Governo do Estado anuncia novos voos do Uruguai para Alagoas na Semana Santa 2026

Idoso fica ferido em acidente entre caminhão e motocicleta em Arapiraca

Polícia Civil promove capacitação em Maragogi sobre atendimento a mulheres vítimas de violência

Povoados recebem obras para melhorar abastecimento de água em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
