Rodrigo Cunha vai ao Pnud em busca de parceria para melhorar vida dos alagoanos
Pnud é o braço da ONU dedicado a ajudar países em desenvolvimento
O senador Rodrigo Cunha deu o passo inicial nesta semana para uma futura parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A ideia é que o senador ajude, junto com o órgão, cidades alagoanas a melhorarem seus índices de educação, saúde e desenvolvimento sustentável. A parceria está em estágio preliminar, mas envolveria principalmente a troca de informações sobre os mais diversos indicadores, aumentando o número e o detalhamento dos dados, o chamado big data. Na última quarta-feira, o senador Rodrigo se reuniu com as representantes do Pnud Maristela Baioni e Samantha Salve para tratar do tema.
Por meio da ampliação da qualidade das informações sobre a população, chegando ao mais minucioso grau de detalhamento, será possível saber por exemplo qual parte de cada cidade precisa de determinado tipo de serviço. E assim melhorar o investimento público e tornar as políticas de atenção à população mais eficazes. Segundo o senador alagoano, é preciso buscar transformar a realidade das pessoas por meio de práticas inovadoras.
“O que a gente precisa é trabalhar conjuntamente para melhorar a vida dos alagoanos. Alagoas melhorou o índice de mortalidade infantil, mas ainda tem muitos jovens morrendo. Quanto mais sabemos sobre aquela comunidade, melhor podemos atendê-la. Se a gente tem informação de que, por exemplo, no Vergel falta saneamento e a doença que mais afeta as crianças é a diarreia, temos como concentrar esforços em resolver esse problema específico, direcionando os investimentos nisso”, pontuou Rodrigo Cunha.
O Pnud já mantém há cinco anos uma parceria com a prefeitura de Maceió por meio do programa Escola Ativa, que já vem colhendo resultados. Graças a esse trabalho conjunto, a capital alagoana conseguiu melhorar seu Ideb.
“Temos que construir a rede do bem para Alagoas”, afirmou Maristela.
O Pnud é o braço da ONU que se dedica a ajudar os países a cumprirem os objetivos de desenvolvimento do milênio, recentemente transformados em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como por exemplo acabar com a extrema pobreza, levar segurança alimentar, água potável e tratamento de esgoto para toda a população, melhorar os índices de escolaridade, alfabetização, reduzir a mortalidade infantil e materna, etc.
Veja também
Últimas notícias
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
