Rodrigo Cunha vai ao Pnud em busca de parceria para melhorar vida dos alagoanos
Pnud é o braço da ONU dedicado a ajudar países em desenvolvimento
O senador Rodrigo Cunha deu o passo inicial nesta semana para uma futura parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A ideia é que o senador ajude, junto com o órgão, cidades alagoanas a melhorarem seus índices de educação, saúde e desenvolvimento sustentável. A parceria está em estágio preliminar, mas envolveria principalmente a troca de informações sobre os mais diversos indicadores, aumentando o número e o detalhamento dos dados, o chamado big data. Na última quarta-feira, o senador Rodrigo se reuniu com as representantes do Pnud Maristela Baioni e Samantha Salve para tratar do tema.
Por meio da ampliação da qualidade das informações sobre a população, chegando ao mais minucioso grau de detalhamento, será possível saber por exemplo qual parte de cada cidade precisa de determinado tipo de serviço. E assim melhorar o investimento público e tornar as políticas de atenção à população mais eficazes. Segundo o senador alagoano, é preciso buscar transformar a realidade das pessoas por meio de práticas inovadoras.
“O que a gente precisa é trabalhar conjuntamente para melhorar a vida dos alagoanos. Alagoas melhorou o índice de mortalidade infantil, mas ainda tem muitos jovens morrendo. Quanto mais sabemos sobre aquela comunidade, melhor podemos atendê-la. Se a gente tem informação de que, por exemplo, no Vergel falta saneamento e a doença que mais afeta as crianças é a diarreia, temos como concentrar esforços em resolver esse problema específico, direcionando os investimentos nisso”, pontuou Rodrigo Cunha.
O Pnud já mantém há cinco anos uma parceria com a prefeitura de Maceió por meio do programa Escola Ativa, que já vem colhendo resultados. Graças a esse trabalho conjunto, a capital alagoana conseguiu melhorar seu Ideb.
“Temos que construir a rede do bem para Alagoas”, afirmou Maristela.
O Pnud é o braço da ONU que se dedica a ajudar os países a cumprirem os objetivos de desenvolvimento do milênio, recentemente transformados em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como por exemplo acabar com a extrema pobreza, levar segurança alimentar, água potável e tratamento de esgoto para toda a população, melhorar os índices de escolaridade, alfabetização, reduzir a mortalidade infantil e materna, etc.
Veja também
Últimas notícias
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Homem é preso por receptação e adulteração de sinal identificador em União dos Palmares
Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate branco da Lacta; entenda
Banda da Polícia Militar de Alagoas anuncia estreia do projeto “Caravana Musical” em Maragogi
Criminosos usando fardas de gari executam homem dentro de depósito em Maceió
Governo de AL concede desconto na renovação de outorga dos transportes complementares
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
