Rodrigo Cunha vai ao Pnud em busca de parceria para melhorar vida dos alagoanos
Pnud é o braço da ONU dedicado a ajudar países em desenvolvimento
O senador Rodrigo Cunha deu o passo inicial nesta semana para uma futura parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A ideia é que o senador ajude, junto com o órgão, cidades alagoanas a melhorarem seus índices de educação, saúde e desenvolvimento sustentável. A parceria está em estágio preliminar, mas envolveria principalmente a troca de informações sobre os mais diversos indicadores, aumentando o número e o detalhamento dos dados, o chamado big data. Na última quarta-feira, o senador Rodrigo se reuniu com as representantes do Pnud Maristela Baioni e Samantha Salve para tratar do tema.
Por meio da ampliação da qualidade das informações sobre a população, chegando ao mais minucioso grau de detalhamento, será possível saber por exemplo qual parte de cada cidade precisa de determinado tipo de serviço. E assim melhorar o investimento público e tornar as políticas de atenção à população mais eficazes. Segundo o senador alagoano, é preciso buscar transformar a realidade das pessoas por meio de práticas inovadoras.
“O que a gente precisa é trabalhar conjuntamente para melhorar a vida dos alagoanos. Alagoas melhorou o índice de mortalidade infantil, mas ainda tem muitos jovens morrendo. Quanto mais sabemos sobre aquela comunidade, melhor podemos atendê-la. Se a gente tem informação de que, por exemplo, no Vergel falta saneamento e a doença que mais afeta as crianças é a diarreia, temos como concentrar esforços em resolver esse problema específico, direcionando os investimentos nisso”, pontuou Rodrigo Cunha.
O Pnud já mantém há cinco anos uma parceria com a prefeitura de Maceió por meio do programa Escola Ativa, que já vem colhendo resultados. Graças a esse trabalho conjunto, a capital alagoana conseguiu melhorar seu Ideb.
“Temos que construir a rede do bem para Alagoas”, afirmou Maristela.
O Pnud é o braço da ONU que se dedica a ajudar os países a cumprirem os objetivos de desenvolvimento do milênio, recentemente transformados em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como por exemplo acabar com a extrema pobreza, levar segurança alimentar, água potável e tratamento de esgoto para toda a população, melhorar os índices de escolaridade, alfabetização, reduzir a mortalidade infantil e materna, etc.
Veja também
Últimas notícias
Dengue: 3 milhões de adolescentes estão com vacinação incompleta
Jovem é detido por dirigir embriagado no Centro de Colônia Leopoldina
Mega-Sena não tem ganhador; prêmio acumula para R$ 305 milhões
Mãe é suspeita de agredir filha de 4 anos internada em hospital de Palmeira
Milei é o único presidente da América do Sul a não reconhecer vitória de Lula
Incêndio de grandes proporções atinge vegetação na Ladeira da Moenda
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
