Banco de Leite Humano de Arapiraca comemora 11 anos
Nesses 11 anos, o órgão coleciona desafios, conquistas e muitas histórias de solidariedade e amor
O Banco de Leite Humano Ivete França (BLH) da Prefeitura de Arapiraca completa 11 anos no próximo dia 29 de Outubro. E para festejar, a gerência do serviço antecipou a comemoração e organizou um café da manhã para os seus colaboradores, nesta quinta-feira (24), na própria unidade, localizada no Centro.
Nesses 11 anos, o órgão coleciona desafios, conquistas e muitas histórias de solidariedade e amor, compartilhadas com colaboradores, doadoras e famílias de bebês salvos pelo gesto de doação do leite materno.
O BLH é responsável por coletar leite humano, pasteurizar e disponibilizar o produto para os bebês prematuros internados na UTI Neonatal do Hospital Regional de Arapiraca.
O trabalho realizado pelo BLH, que é um serviço especializado na atenção, promoção e incentivo ao aleitamento materno, ainda contribui com a importante missão de redução da mortalidade infantil no município.
Comemoração
Cledja dos Santos, gerente do Banco de Leite Humano, explica que a comemoração foi pensada e organizada para acolher e homenagear as pessoas que estão diretamente envolvidas com o serviço, que também receberam uma placa simbólica, em agradecimento à contribuição nesses 11 anos.
“Por isso foi restrita à representantes da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde; e do Hospital Regional de Arapiraca, que além de ser beneficiado com alimento, ainda é nosso importante parceiro, inclusive na ajuda com a manutenção de equipamentos utilizados no processo de pasteurização do leite”, destacou.
Emocionado, Adailton Reis, diretor administrativo do Hospital Regional, falou da satisfação em conhecer o trabalho de excelência do BLH, promovido pela Gestão Municipal e, ainda, contribuir com o serviço.
“Eu, enquanto representante do Hospital Regional, beneficiado com esse importante serviço do BLH, reconheço que se trata de um trabalho de humanização, que merece ser reconhecido. E nós não poderíamos deixar de agradecer todo o esforço e nos colocar à disposição para contribuir com o serviço”, afirmou o diretor administrativo.
A enfermeira Epoliana Garrote, servidora do BLH e mãe do Pedro Lucas, 2 meses, também é doadora de leite. Ela fala da sua experiência e satisfação enquanto profissional, que estimula o gesto, e como mãe, que contribui com a doação do leite materno, que ajuda a salvar a vida de bebês prematuros.
“Doar leite era algo que eu sempre desejei, mas não consegui na minha primeira gestação. Agora, na segunda, o meu filho mama bem e mesmo assim há excesso de leite. É um prazer saber que estou contribuindo com outras crianças e mães, principalmente porque eu trabalho e conheço a realidade e às necessidades dos bebês internados na UTI Neonatal”, declarou a enfermeira obstetra e neonatologista.
Certificação
O trabalho do BLH é reconhecido por órgãos nacionais. Entre os títulos conquistados, o certificado “Excelência em Bancos de Leite Humano”, na categoria “A” – padrão Ouro, conferido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH), que valoriza o desempenho do órgão.
Entre as atividades avaliadas para a certificação: adoção do sistema da rede nacional, onde são informadas as atividades mensais do órgão; ter os equipamentos essenciais para a pasteurização e participar das atualizações realizadas pela rede. Além disso, deve garantir o atendimento contínuo de coleta do leite materno e o atendimento às mulheres com dificuldade de amamentar.
“O BLH é referência para Alagoas, que tem apenas cinco unidades de bancos de leite. Aqui, contamos com profissionais comprometidos com a melhoria da assistência à população do Município. E, principalmente, trabalham com amor”, destacou Edna Veríssimo, diretora da Rede de Atenção Especializada.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
