Árvore gigante de 535 anos é derrubada para virar cerca
O crime aconteceu em fevereiro de 2018, em Santa Catarina, mas só agora foi possível apontar a idade média da imbuia gigante
Uma árvore histórica, símbolo de Santa Catarina, foi derrubada para virar cerca em Vargem Bonita. O crime aconteceu em fevereiro de 2018, mas só agora foi possível apontar a idade média da imbuia gigante: pelo menos 535 anos.
De acordo com informações da BBC, a idade foi estimada pelo professor Marcelo Scipioni, especialista em árvores gigantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e outros dois pesquisadores a partir da análise dos anéis de crescimento da árvore.
Como a umidade e outras variáveis interferem no tamanho desses anéis, pesquisadores agora buscam outras imbuias para determinar com mais exatidão o tempo de vida.
Imbuias
Com nome científico Ocotea porosa, a árvore pode ser encontrada em florestas de araucária no Paraná, Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A espécie tem folhas de até 10cm, casca grossa, tronco tortuoso e copa arredondada, além de estar ameaçada de extinção.
O uso em cercas ocorre porque a madeira é bastante resistente a intempéries, e pode resistir no solo por nove anos, em média. Os agentes chegaram ao local do desmate após uma denúncia, mas não encontraram pessoas ou equipamentos ali. Nenhum suspeito foi identificado desde então.
Últimas notícias
Cibele Moura comemora Código de Proteção à Pessoa com TEA: “Maior lei do país para cuidado de famílias atípicas”
Corpo que seria de criança autista desaparecida é encontrado boiando em córrego no Benedito Bentes
Prefeita assina ordem de serviço para construção de nova creche em Porto Calvo
Polícia prende ex-ator Global após condenação por estupro de vulnerável
Idoso que desapareceu ao sair de Paripueira é encontrado com vida em Maceió
Mega-Sena, concurso 2.979: uma aposta vence e leva sozinha mais de R$ 158 milhões
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
