Árvore gigante de 535 anos é derrubada para virar cerca
O crime aconteceu em fevereiro de 2018, em Santa Catarina, mas só agora foi possível apontar a idade média da imbuia gigante
Uma árvore histórica, símbolo de Santa Catarina, foi derrubada para virar cerca em Vargem Bonita. O crime aconteceu em fevereiro de 2018, mas só agora foi possível apontar a idade média da imbuia gigante: pelo menos 535 anos.
De acordo com informações da BBC, a idade foi estimada pelo professor Marcelo Scipioni, especialista em árvores gigantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e outros dois pesquisadores a partir da análise dos anéis de crescimento da árvore.
Como a umidade e outras variáveis interferem no tamanho desses anéis, pesquisadores agora buscam outras imbuias para determinar com mais exatidão o tempo de vida.
Imbuias
Com nome científico Ocotea porosa, a árvore pode ser encontrada em florestas de araucária no Paraná, Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A espécie tem folhas de até 10cm, casca grossa, tronco tortuoso e copa arredondada, além de estar ameaçada de extinção.
O uso em cercas ocorre porque a madeira é bastante resistente a intempéries, e pode resistir no solo por nove anos, em média. Os agentes chegaram ao local do desmate após uma denúncia, mas não encontraram pessoas ou equipamentos ali. Nenhum suspeito foi identificado desde então.
Últimas notícias
Flávio Bolsonaro diz que Zema seria “um grande vice” e afaga Tarcísio
Operação Retomada prende quatro suspeitos e apreende armas em Matriz de Camaragibe
Presidente Chico Filho determina recadastro geral de servidores efetivos e comissionados na Câmara Municipal
Lula visitará Recife, Salvador e Rio de Janeiro no Carnaval
Furto volta a afetar abastecimento de água em Riacho Doce, em Maceió
Caminhão que transportava combustível tomba na AL-220, em Jaramataia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
