‘ICMS Educação’ vai promover ações e dinamizar arrecadação nos municípios
Projeto de Lei nº 530/2017, de autoria do Poder Executivo de Alagoas, vai equalizar a distribuição da arrecadação e promover mais ações para o desenvolvimento do ensino nos municípios

Aprovado na semana passada, pela Assembleia Legislativa Estadual, o Projeto de Lei nº 530/2017, de autoria do Poder Executivo de Alagoas, vai equalizar a distribuição da arrecadação e promover mais ações para o desenvolvimento do ensino nos municípios.
Denominado ICMS Educação, o projeto altera a Lei Estadual nº 5.981, de 19 de dezembro de 1997, que consolida os critérios de apuração, define os prazos de entrega das parcelas do produto da arrecadação dos impostos que menciona e das transferências asseguradas aos municípios alagoanos.
Idealizado pelo vice-governador e secretário de Educação Luciano Barbosa, com o aval do governador Renan Filho, o projeto modifica a repartição do produto da arrecadação do ICMS, com a utilização do Índice Municipal de Qualidade Educacional (IQEAL).
A partir de agora, a distribuição das cotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios, o cálculo será feito de acordo com a qualidade da educação. Atualmente, do total do ICMS repassado para cada município, 75% se referem ao número de habitantes, e 25% são calculados com base no valor agregado à economia do Estado.
Para o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, a nova lei vai impulsionar ainda mais o ensino e a aprendizagem nos municípios. Ele também destacou a participação dos deputados alagoanos na aprovação do projeto.
“Geralmente, quem tem maior população, tem maior valor agregado. Então, é duplamente prejudicado aquele município pequeno e que não tem uma economia fortalecida. E os indicadores sociais ficam de fora, como distribuição de renda, saúde, educação, saneamento básico. A gente está começando pela educação. Mais adiante, com o aval do governador Renan Filho, poderão ser outros indicadores”, declarou Luciano Barbosa.
Últimas notícias

Em vídeo, advogado Cícero Pedroza defende que episódio envolvendo o também advogado João Neto foi acidente

Jomart Atacarejo abre em horário especial para compras de Páscoa neste sábado e domingo

Saúde de Maceió orienta sobre riscos, prevenção e tratamento da Doença de Chagas

Homem é detido após ameaçar incendiar residência durante discussão com a esposa em Igaci

Adolescente é assediada por motorista de van após evento da Semana Santa em Palmeira dos Índios

Polícia Miiltar apreende 1,5kg de maconha em abordagem a suspeitos na Lagoa Mundaú
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
