Prefeito pernambucano é preso pela PF por furto de água de transposição do São Francisco
Clebel Carneiro alegou: "não sabia que é proibido"
Preso em flagrante na terça-feira (17) por furto de água da transposição do rio São Francisco para o seu sítio e invasão de terras públicas, o prefeito do município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, Clebel Cordeiro (MDB), disse em interrogatório na Delegacia da Polícia Federal (PF) que não sabia que era proibido retirar a água da barragem, de acor
“Em seu interrogatório, o político informou que não tinha conhecimento de que era proibido usar e retirar a água da barragem Mangueira e que devido a esse desconhecimento retirava a água e usava para irrigar as plantações de maracujá, manga e limão e que tem consciência que não havia invadido as terras da união e que se recorda que houve um processo de desapropriação da terra antes do início das obras da transposição do Rio São Francisco”, diz a nota.
Segundo a PF, o Mandado de Busca e Apreensão no Sítio Mulungu, que pertence a Clebel Cordeiro, foi expedido pelo juízo da 20ª Vara Federal de Salgueiro. No local, os policias constataram que na propriedade estava havendo a retirada de água da barragem do canal do São Francisco através de bombas elétricas e que o terreno também estava avançando dentro da propriedade da União.
Todo material utilizado para realizar o bombeamento da água foi apreendido. Clebel Cordeiro, que estava no sítio, foi preso em flagrante e levado para a Delegacia da PF, onde foi autuado pelos crimes invasão de terras da União com intenção de ocupá-las, que tem pena de 6 meses a 3 anos de detenção, e furto de água, com pena de 1 a 4 anos de reclusão.
A assessoria da Prefeitura de Salgueiro através de nota, disse que "o caso envolvendo o prefeito Clebel Cordeiro não tem absolutamente nenhuma ligação com o seu cargo de prefeito". A assessoria pessoal de Clebel, também por nota, disse que "não houve absolutamente nenhum deslocamento da irrigação a áreas externas à sua propriedade".
Leia a nota:
Vamos ao fatos. Na verdade, a transposição invadiu a propriedade do Prefeito de Salgueiro, essa área não foi devidamente indenizada durante a desapropriação; a irrigação que foi feita ficava dentro da cerca que limita suas terras, inclusive abastecendo de forma natural as barragens que lá existem.
Não houve absolutamente nenhum deslocamento da irrigação à áreas externas a sua propriedade.
Há todo o levantamento topográfico e documentos escriturários necessários para comprovar a realidade dos fatos.
O Ministério da Integração já tinha realizado uma visita e tomado conhecimento da invasão feita pela transposição nas terras do Sítio Mulungu, propriedade de Clebel Cordeiro.
Por fim, Clebel acredita que a justiça será feita.
É preciso que a população de Salgueiro saiba que a denúncia partiu de pessoas da oposição, que não encontrando nada que pudesse atingir Clebel na gestão da Prefeitura, armaram essa denúncia e estão tentando tirar proveito eleitoral do fato, mas nada como um dia após o outro, o povo é sábio e e dará a resposta na hora certa, pois todos conhecem o empresário, o desportista, o homem de família e amigo Clebel Cordeiro.
Veja também
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas gravemente feridas no Trapiche em Maceió
Polícia Civil de Alagoas manifesta pesar por mortes de policiais em operação no Rio de Janeiro
Delegado é baleado e luta pela vida após operação no Complexo da Penha
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
BPTran recupera 10 motocicletas com queixa de roubo e adulteração durante operação em Pilar
Policial é baleado por tiro de fuzil durante operação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
