Arapiraca recebe Mutirão de Cirurgias da Sesau em fevereiro
Após agilizar andamento da fila de espera em Maceió, governo vai expandir o serviço para o interior de Alagoas

O Mutirão de Cirurgias desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Alagoas, por meio do programa Mais Saúde, vai chegar a Arapiraca no início de fevereiro para atender os pacientes que aguardam há anos por cirurgias mais simples, como a retirada de pedra na vesícula, mioma e hérnia. Além de Arapiraca e região agreste, o mutirão também vai passar por União dos Palmares, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Coruripe.
“A ideia é abraçar todo o Estado. Fizemos um levantamento com o objetivo de realizar até 5 mil cirurgias até junho. Nós contamos com a colaboração do Cosems [Conselho de secretários municipais de Saúde], que fez um levantamento da demanda, e aí nós pegamos os municípios polos das nove regiões de saúde do Estado para que a gente pudesse fazer essas caravanas da saúde”, revela o secretário de Saúde do Estado, Alexandre Ayres.
A agonia do alagoano pela espera por uma cirurgia simples, que antes podia durar até 5 anos para tratamento de uma hérnia, agora caiu para, no máximo, 30 dias. No total, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), de 7 mil a 8 mil pacientes penam nas filas à espera de procedimentos cirúrgicos mais simples.
O diferencial do programa está na tramitação e na logística envolvida. Os pacientes, muitas vezes, conseguem acesso aos exames médicos, mas não têm acesso à cirurgia. Como os exames têm validade de 90 dias, eles perdem a chance de realizar a cirurgia.
“A pessoa, por vezes, têm acesso à cirurgia, mas não tem onde fazer o exame. Então nós idealizamos um programa com todos os laços fechados. Com a Cidade da Saúde, uma área que nós criamos, o cidadão passa por uma triagem e lá mesmo realiza todos os exames, com procedimentos como eletro, raio-x, exame de sangue. Coletados esses exames, os pacientes descem da carreta da saúde e são atendidos de imediato por um clínico, que identifica a necessidade cirúrgica ou não”, conta Ayres.
Sendo identificada a necessidade cirúrgica, o paciente já deixa o local com o procedimento agendado. Em Maceió, por exemplo, passaram pela triagem no Benedito Bentes 798 pessoas, e no Vergel em torno de 500 pessoas, em dezembro passado. “Nós decidimos iniciar pelas mulheres, e somente em 10 dias de dezembro, antes do recesso de final de ano, nós operamos 235 delas dentro do Hospital da Mulher. O resultado tem sido muito importante. E agora, desde 15 de janeiro, retomamos esses procedimentos com uma média de 30 cirurgias por dia no Hospital da Mulher”, diz o secretário Ayres.
Veja também
Últimas notícias

Ministério Público inicia investigação sobre tentativa de golpe contra prefeito de Rio Largo

ICMBio investiga festa ilegal em área de preservação na Praia do Marceneiro
Alagoas é pioneiro em monitoramento eletrônico de agressores e de vítimas de violência doméstica

Avó de menino morto em incêndio pode pegar pena de 4 a 12 anos por abandono de incapaz

Homem é preso por adulteração de sinal identificador de veículo em São Sebastião
![[Vídeo] Esposa surpreende marido com notícia de gravidez em voo](https://img.7segundos.com.br/gsZXSYmyhmTvyZpFTLDMyIVUUII=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/apeso.avif)
[Vídeo] Esposa surpreende marido com notícia de gravidez em voo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
