MPE investiga suspeita de fraude em Consórcio da Bacia Leiteira
As denúncias por fraude em processos licitatórios foram transformadas em Inquérito Civil
Após decisão do Ministério Público do Estado de Alagoas, as denúncias por fraude em processos licitatórios envolvendo a prefeitura de Olho d’Água das Flores e outros 15 municípios da região da Bacia Leiteira foram transformadas de Procedimento Preparatório em Inquérito Civil.
O MPE/AL está investigando o prefeito de Olho d’Água das Flores e presidente do Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos (CIGRES Região: Bacia Leiteira) e o pregoeiro Hugo Feitoza a partir de denúncia feita pela empresa Mega Mak. Os dois, segundo a denunciante, teriam impedido a empresa de participar de um processo licitatório como consequência de diversas manobras, que teriam envolvido combinação de preços e adulteração da documentação.
A Mega Mak buscou por representações contra a licitação, tanto no Ministério Público quanto na Câmara dos Vereadores de Olho d’Água das Flores, mas a investigação não foi aberta no município. A ação também foi apresentada e aceita na 2ª Promotoria de Justiça de Santana de Ipanema, um dos municípios que integram o Cigres.
Inicialmente o promotor de Justiça Dênis Guimarães de Oliveira abriu um procedimento preparatório, que após seis meses (aparentemente por falta de informações satisfatórias) evoluiu para Inquérito Civil. Um dos pontos mais críticos da denúncia é a suspeita de que a empresa Opas Aterro Sanitário, que já operava no Cigres através de dispensa de licitação anteriormente ao processo licitatório, tenha sido beneficiada durante o pregão presencial 017/2017.
O Cigres, por ser um consórcio de entes públicos, por força de lei, tem que seguir todas as regras da administração pública. Embora represente 16 municípios da Bacia Leiteira, o Inquérito Civil se concentra em Olho d’Água das Flores, cidade onde está localizado o aterro sanitário do Consórcio, que é presido pelo prefeito do mesmo município.
Além do processo licitatório, suspeito de fraude, o MPE tem solicitado informações a todos os outros municípios sobre o volume de lixo e valores pagos ao Consórcio. O objetivo é apurar se os preços praticados estão acima dos valores de mercado. O atraso no envio de várias informações foi o que levou a abertura do Inquérito Civil que pode evoluir para uma ação civil pública e, se for esse o caso, resultar em várias medidas, incluindo a condenação de suspeitos e acusados.
Veja os municípios que participam do Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos CIGRES (Região: Bacia Leiteira):
1– Batalha
2– Belo Monte
3– Cacimbinhas
4– Carneiros
5– Jacaré dos Homens
6– Jaramataia
7– Major Isidoro
8– Maravilha
9– Monteirópolis
10– Olho d’Água das Flores
11– Olivença
12– Palestina
13– Pão de Açúcar
14– Santana do Ipanema
15– São José da Tapera
16– Senador Rui Palmeira
Veja também
Últimas notícias
Leonardo Dias critica abandono de patinetes em Maceió e cobra ordenamento
Ciclista fica gravemente ferido após colisão com caminhão em Delmiro Gouveia
Recapturado foragido que matou estudante de enfermagem ao dirigir embriagado em Arapiraca
Ministério Público recomenda que PMAL não prenda usuários com até 40g de maconha
Rafael Brito defende fim da escala 6x1 e destaca expectativa para votação
Governo de Alagoas conclui saldo residual da segunda parcela dos precatórios do Fundef
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
