Prefeitura decreta emergência em áreas afetadas pela chuva em BH
Medida foi tomada após temporal do último domingo (19). Regiões Oeste e Barreiro foram as mais afetadas, com destaque para Av. Tereza Cristina.
A Prefeitura de Belo Horizonte decretou situação de emergência para áreas afetadas pela chuva nos primeiros dias de 2020 na capital mineira. O decreto foi publicado nesta quarta-feira (22) no Diário Oficial do Município (DOM).
A medida foi tomada após a destruição provocada na Avenida Tereza Cristina durante um temporal no último domingo (19). A via corta as regiões do Barreiro e Oeste, onde a Prefeitura registrou o maior volume de chuva no dia: 98,8 mm e 102,4 mm respectivamente, em cerca de uma hora.
A chuva “ocasionou inundações, alagamentos e enxurradas, sobrecarregando os sistemas de micro e macro drenagem e provocando danos materiais, ambientais e prejuízos econômicos e sociais”, diz a Prefeitura (veja vídeo ao fim da reportagem).
Ainda conforme a administração municipal, em janeiro deste ano já choveu 525,4 mm na capital mineira, superando a média do mês, que é de 329,1 mm.
O decreto permite a Prefeitura agir com mais celeridade para as obras de recuperação e a prestação de auxílios sociais aos atingidos. O decreto vale por 180 dias.
Chuva na Grande BH
Na Grande BH, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou um acumulado de 474 mm em janeiro até o domingo (19). O volume nos 19 primeiros dias do ano representa quase a metade do que choveu em todo 2019 na Grande BH.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
