Prefeitura decreta emergência em áreas afetadas pela chuva em BH
Medida foi tomada após temporal do último domingo (19). Regiões Oeste e Barreiro foram as mais afetadas, com destaque para Av. Tereza Cristina.
A Prefeitura de Belo Horizonte decretou situação de emergência para áreas afetadas pela chuva nos primeiros dias de 2020 na capital mineira. O decreto foi publicado nesta quarta-feira (22) no Diário Oficial do Município (DOM).
A medida foi tomada após a destruição provocada na Avenida Tereza Cristina durante um temporal no último domingo (19). A via corta as regiões do Barreiro e Oeste, onde a Prefeitura registrou o maior volume de chuva no dia: 98,8 mm e 102,4 mm respectivamente, em cerca de uma hora.
A chuva “ocasionou inundações, alagamentos e enxurradas, sobrecarregando os sistemas de micro e macro drenagem e provocando danos materiais, ambientais e prejuízos econômicos e sociais”, diz a Prefeitura (veja vídeo ao fim da reportagem).
Ainda conforme a administração municipal, em janeiro deste ano já choveu 525,4 mm na capital mineira, superando a média do mês, que é de 329,1 mm.
O decreto permite a Prefeitura agir com mais celeridade para as obras de recuperação e a prestação de auxílios sociais aos atingidos. O decreto vale por 180 dias.
Chuva na Grande BH
Na Grande BH, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou um acumulado de 474 mm em janeiro até o domingo (19). O volume nos 19 primeiros dias do ano representa quase a metade do que choveu em todo 2019 na Grande BH.
Veja também
Últimas notícias
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 55 milhões
Militar atropelado por caminhão em Arapiraca morre no dia do aniversário
Prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, é homenageado pela ABBCJ-AL
Homem é preso por agredir esposa na zona rural de Palmeira dos Índios
Colisão entre moto e cachorro deixa duas mulheres feridas em Delmiro Gouveia
Ônibus que saiu de Arapiraca se envolve em grave acidente em Minas Gerais e deixa cinco mortos
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
