Adolescente com paralisia cerebral recebe tratamento Home Care após atuação da Defensoria Pública
A negativa levou a família a buscar auxílio da Defensoria Pública
Um adolescente com necessidades especiais passou a receber tratamento Home Care, nesta semana, depois que a defensora pública do município de São José da Tapera, Andrea Carla Tonin, acionou a justiça, a fim de garantir que o Estado de Alagoas custeasse o tratamento. A decisão judicial foi proferida no último mês de dezembro e estabeleceu pena de multa diária no valor de R$ 1 mil, em caso de descumprimento. O Estado foi intimado no começo deste mês.
De acordo com a defensora pública, a prestação de serviços, o fornecimento de alimentação especial e o equipamento do home care será oferecido diretamente pela própria Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), sem terceirização do serviço.
Conforme relatórios médicos, o jovem, R. L. M, de 14 anos, apresenta sequelas neurológicas, em consequência de paralisia cerebral, e precisa de acompanhamento contínuo e por tempo indeterminado, sendo indicada a internação domiciliar de alta complexidade, com um plano terapêutico, equipamentos, dieta, materiais e medicamentos, cujo custo trimestral, de acordo com orçamentos solicitados pela família em empresa privada, é de R$ 85.992,21.
Diante da necessidade do jovem, a família do menino buscou o tratamento através do Sistema Único de Saúde (SUS), mas o pedido foi negado pelo Estado, sob alegação de que o SUS não disponibiliza tal procedimento, sem sugerir forma alternativa para ofertar o tratamento indispensável à sobrevivência do paciente.
A negativa levou a família a buscar auxílio da Defensoria Pública, no último mês de outubro, que ingressou com ação. O pedido foi deferido pelo Poder Judiciário, em dezembro. Na ação, a defensora pública Andrea Carla Tonin ressaltou que a promoção, proteção e recuperação da saúde pública ocorrem por meio de políticas públicas que determinam as condições necessárias para salvaguardar todos os tratamentos necessários à manutenção da saúde do cidadão, colocando à sua disposição ações e serviços de saúde, o acesso universal e o atendimento integral às pessoas necessitadas.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
