Batalhão de Policia Ambiental apreende 1.500 caranguejos no complexo Mundaú-Manguaba
Eles haviam sido capturados através da redinha, que é proibida pelo IBAMA

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreendeu cerca de 1.500 caranguejos da espécie uçá, em uma região de mangue perto do Povoado Cadoz, no município de Coqueiro Seco. A apreensão aconteceu no sábado (8).
De acordo com as informações, os policias constataram que os animais foram capturados com uso de redinha, instrumento proibido pelo IBAMA para a captura do animal, por ser considerada uma forma predatória.
A redinha para captura de caranguejo-uçá é proibida pela Portaria nº 34/2003 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A portaria prevê a captura somente pelo método de braceamento ou com auxílio de gancho e cambito, entre o Litoral do Pará e o da Bahia.
Segundo o BPA, a apreensão foi realizada durante uma fiscalização no Complexo Lagunar Mundaú-Manguaba, uma região onde essas operações são frequentes, devido às constantes irregularidades praticadas.
Defeso
Além disso, Alagoas está no período denominado de defeso. Está proibido em Alagoas e em mais nove estados, a captura dos caranguejos das espécies Uçá e Guaiamum. O período de proteção de 60 dias, que iniciou no dia 6 de janeiro, corresponde à época de reprodução dos animais.
De acordo com o Instituto do Meio Ambientes (IMA), aqueles que forem pegos capturando receberão multas que variam de acordo com o quilo, fração e até pela quantidade individual de bichos.
Já durante este período, os pescadores que dependem da captura dos caranguejos, recebem o chamado “Seguro Defeso”.
É neste período de reprodução que os caranguejos seguem para os mangues depositar os ovos para reprodução.
Veja também
Últimas notícias

Programa Remédio em Casa beneficia mais de 12 mil alagoanos; saiba como ter acesso
![[Ao vivo] STF retoma julgamento de Bolsonaro com voto da ministra Cármen Lúcia](https://img.7segundos.com.br/MiarLSqk6r8_tG1RReTxuGFYrQ4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/trbr7085.webp)
[Ao vivo] STF retoma julgamento de Bolsonaro com voto da ministra Cármen Lúcia

Polícia Civil comemora um ano sem homicídio doloso em Cacimbinhas
![[Vídeo] Moradora denuncia rua esburacada no bairro Capiatã, em Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/Pc2yqrviJXi64DsuXmW9mNnriXQ=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/capa-27.png)
[Vídeo] Moradora denuncia rua esburacada no bairro Capiatã, em Arapiraca

Polícia prende acusados de tentativa de homicídio contra militar em São Miguel dos Campos
![[Vídeo] Autorização para avançar sinal vermelho em Maceió vira polêmica nacional](https://img.7segundos.com.br/SB9amEO-4BWd8HaoqFwmWtl3wpI=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/22-12-22-sinalizacao-ciclovia-avenida-fernandes-lima-farol-seminfra-foto-junior-bertoldo-7668.jpg)
[Vídeo] Autorização para avançar sinal vermelho em Maceió vira polêmica nacional
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
