Capital

Batalhão de Policia Ambiental apreende 1.500 caranguejos no complexo Mundaú-Manguaba

Eles haviam sido capturados através da redinha, que é proibida pelo IBAMA

Por 7segundos 09/02/2020 12h12
Batalhão de Policia Ambiental apreende 1.500 caranguejos no complexo Mundaú-Manguaba
Caranguejos foram apreendidos pelo BPA - Foto: Assessoria

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreendeu cerca de 1.500 caranguejos da espécie uçá, em uma região de mangue perto do Povoado Cadoz, no município de Coqueiro Seco. A apreensão aconteceu no sábado (8).

De acordo com as informações, os policias constataram que os animais foram capturados com uso de redinha, instrumento proibido pelo IBAMA para a captura do animal, por ser considerada uma forma predatória.

A redinha para captura de caranguejo-uçá é proibida pela Portaria nº 34/2003 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A portaria prevê a captura somente pelo método de braceamento ou com auxílio de gancho e cambito, entre o Litoral do Pará e o da Bahia.

Segundo o BPA, a apreensão foi realizada durante uma fiscalização no Complexo Lagunar Mundaú-Manguaba, uma região onde essas operações são frequentes, devido às constantes irregularidades praticadas.

Defeso

Além disso, Alagoas está no período denominado de defeso. Está proibido em Alagoas e em mais nove estados, a captura dos caranguejos das espécies Uçá e Guaiamum. O período de proteção de 60 dias, que iniciou no dia 6 de janeiro, corresponde à época de reprodução dos animais.

De acordo com o Instituto do Meio Ambientes (IMA), aqueles que forem pegos capturando receberão multas que variam de acordo com o quilo, fração e até pela quantidade individual de bichos.

Já durante este período, os pescadores que dependem da captura dos caranguejos, recebem o chamado “Seguro Defeso”.

É neste período de reprodução que os caranguejos seguem para os mangues depositar os ovos para reprodução.