Batalhão de Policia Ambiental apreende 1.500 caranguejos no complexo Mundaú-Manguaba
Eles haviam sido capturados através da redinha, que é proibida pelo IBAMA
O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreendeu cerca de 1.500 caranguejos da espécie uçá, em uma região de mangue perto do Povoado Cadoz, no município de Coqueiro Seco. A apreensão aconteceu no sábado (8).
De acordo com as informações, os policias constataram que os animais foram capturados com uso de redinha, instrumento proibido pelo IBAMA para a captura do animal, por ser considerada uma forma predatória.
A redinha para captura de caranguejo-uçá é proibida pela Portaria nº 34/2003 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A portaria prevê a captura somente pelo método de braceamento ou com auxílio de gancho e cambito, entre o Litoral do Pará e o da Bahia.
Segundo o BPA, a apreensão foi realizada durante uma fiscalização no Complexo Lagunar Mundaú-Manguaba, uma região onde essas operações são frequentes, devido às constantes irregularidades praticadas.
Defeso
Além disso, Alagoas está no período denominado de defeso. Está proibido em Alagoas e em mais nove estados, a captura dos caranguejos das espécies Uçá e Guaiamum. O período de proteção de 60 dias, que iniciou no dia 6 de janeiro, corresponde à época de reprodução dos animais.
De acordo com o Instituto do Meio Ambientes (IMA), aqueles que forem pegos capturando receberão multas que variam de acordo com o quilo, fração e até pela quantidade individual de bichos.
Já durante este período, os pescadores que dependem da captura dos caranguejos, recebem o chamado “Seguro Defeso”.
É neste período de reprodução que os caranguejos seguem para os mangues depositar os ovos para reprodução.
Veja também
Últimas notícias
Câmeras registram furto de motocicleta em estacionamento de supermercado na Santa Lúcia em Maceió
Emprego formal em Alagoas cresce 22,7% em quatro anos, aponta ministério
Caminhão tomba e interdita trecho da rodovia BR-101 em Maceió
Truque caseiro que viralizou e turbina sinal do Wi-Fi com base na ciência
Detalhe em cadeira usada por Xi em reunião com Trump chama a atenção
Dieta bíblica cresce entre jovens e transforma versículos em cardápio
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
