Batalhão de Policia Ambiental apreende 1.500 caranguejos no complexo Mundaú-Manguaba
Eles haviam sido capturados através da redinha, que é proibida pelo IBAMA

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreendeu cerca de 1.500 caranguejos da espécie uçá, em uma região de mangue perto do Povoado Cadoz, no município de Coqueiro Seco. A apreensão aconteceu no sábado (8).
De acordo com as informações, os policias constataram que os animais foram capturados com uso de redinha, instrumento proibido pelo IBAMA para a captura do animal, por ser considerada uma forma predatória.
A redinha para captura de caranguejo-uçá é proibida pela Portaria nº 34/2003 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A portaria prevê a captura somente pelo método de braceamento ou com auxílio de gancho e cambito, entre o Litoral do Pará e o da Bahia.
Segundo o BPA, a apreensão foi realizada durante uma fiscalização no Complexo Lagunar Mundaú-Manguaba, uma região onde essas operações são frequentes, devido às constantes irregularidades praticadas.
Defeso
Além disso, Alagoas está no período denominado de defeso. Está proibido em Alagoas e em mais nove estados, a captura dos caranguejos das espécies Uçá e Guaiamum. O período de proteção de 60 dias, que iniciou no dia 6 de janeiro, corresponde à época de reprodução dos animais.
De acordo com o Instituto do Meio Ambientes (IMA), aqueles que forem pegos capturando receberão multas que variam de acordo com o quilo, fração e até pela quantidade individual de bichos.
Já durante este período, os pescadores que dependem da captura dos caranguejos, recebem o chamado “Seguro Defeso”.
É neste período de reprodução que os caranguejos seguem para os mangues depositar os ovos para reprodução.
Veja também
Últimas notícias

Mulher grávida é agredida pelo companheiro em Taquarana

Megaoperação cumpre 80 mandados contra suspeitos ligados ao Comando Vermelho em Alagoas

Jovem de 18 anos assassinado em assalto em Maceió sonhava em ser jogador de futebol

Cinco pessoas são detidas por uso de entorpecentes em diversos pontos de Palmeira

Suspeito de assaltos é preso por tráfico de drogas na Santa Lúcia

Homem é baleado na cabeça e sobrevive na parte alta de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
