Política

GDF tem 2 propostas para ampliar ponto eletrônico de servidores

Secretaria de Economia dá andamento à contratação de solução tecnológica para atender a pasta e adaptar ferramenta do governo federal

Por Metropoles 04/03/2020 09h09
GDF tem 2 propostas para ampliar ponto eletrônico de servidores
GDF tem 2 propostas para ampliar ponto eletrônico de servidores - Foto: Hugo Barreto

A Secretaria de Economia do DF analisa duas formas de ampliar o ponto eletrônico no GDF. O objetivo é que a tecnologia chegue a todos os servidores públicos do Executivo local.

Um dos processos em andamento é o de contratação de uma solução tecnológica para atender em torno de 4 mil servidores da própria Secretaria de Economia. Depois da implantação, a pasta poderia servir como modelo para outros órgãos.

De acordo com essa proposta, o ponto será registrado por leitor biométrico, que fará o controle das jornadas de trabalho. A novidade seria integrada com o sistema de folha de pagamento e com o Sistema Único de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), para obtenção de informações como afastamentos, férias e dados funcionais, por exemplo.
 

A Secretaria de Economia também dá andamento a outra frente de trabalho para levar o ponto eletrônico a todo o funcionalismo local. A pasta faz adaptação, após obter a cessão sem custo, do Sistema de Registro Eletrônico de Frequência (SISREF), adotado pelo governo federal, para que a ferramenta possa ser usada por servidores de todos os órgãos do GDF.

O novo SISREF, segundo a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia, substituirá os registros manuais e trará mais “eficiência, economia e transparência”. Até o fim do processo, 410 mil servidores federais terão que “bater cartão”.

Os dois projetos estão em estudos na Secretaria de Economia e ainda não há definição sobre qual, de fato, sairá do papel. A intenção, segundo a pasta, é optar pela proposta mais barata e rápida.
 

À coluna, o secretário de Economia, André Clemente, disse que a ampliação do ponto eletrônico dará mais transparência à gestão de pessoas no serviço público do DF.

“Com o monitoramento da presença dos servidores e metas bem definidas, as entregas do Estado aumentarão. Assim, o reconhecimento pela sociedade do valor dos servidores será uma consequência lógica”, afirmou.