GDF aciona Justiça para deixar marido de mulher com coronavírus em quarentena
Governo quer manter o homem, de 45 anos, em regime de isolamento domiciliar. Esposa foi o primeiro caso confirmado da doença no DF

O Governo do Distrito Federal (GDF) acionou a Justiça para que o marido da mulher de 52 anos internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) com coronavírus fique em quarentena. O GDF quer obrigar André Luis Souza Costa da Silva, 45, a ser mantido em isolamento domiciliar.
Enfermeiros e médicos ouvidos pela reportagem confirmaram a situação e se mostraram incomodados. Eles temem que haja contaminação no hospital, uma vez que André Luis tem andado nas dependências do Hran, inclusive pela unidade de terapia intensiva (UTI), onde a mulher está internada.
De acordo com os profissionais do Hran, o argumento do homem ao entrar e sair da unidade de saúde é que a mulher tem uma doença grave e precisa da ajuda dele. Além disso, alega usar máscara, o que, para ele, seria medida suficiente para evitar a propagação do vírus.
André Luis se submeteu a exame para confirmar ou descartar eventual contaminação por coronavírus. Contudo, até a última atualização deste texto, não havia informações sobre o resultado do procedimento.
Servidores do Hran afirmam ter alertado o secretário de Saúde, Osnei Okumoto. Procurado pelo Metrópoles, o titular da pasta não havia retornado o contato até a última atualização deste texto.
Devido à repercussão do caso, a Secretaria de Saúde preparou uma portaria para barrar a entrada de visitantes na UTI. O texto, ao qual o Metrópoles teve acesso, diz que ficam vetadas “visitas aos pacientes diagnosticados com Covid-19 nas unidades de internação e de terapia Intensiva do Distrito Federal, até que haja liberação pelo Centro de Operações de Emergência (COE)” da pasta.
No pedido do GDF à Justiça, o governo fala em autorização para “acesso forçado dos profissionais de saúde e agentes responsáveis pelo cumprimento da ordem na residência do requerido” para que seja colhido “compulsoriamente” material clínico para análise. Além disso, requer que o marido da paciente fique em casa até o resultado do exame, sob pena de multa de R$ 20 mil “por ato de descumprimento”.
Veja também
Últimas notícias

Dupla armada rouba motocicleta em borracharia no bairro Santa Lúci

Filme ‘Antônia’ começa gravações em Penedo na próxima segunda, 15

Thaís Canuto reage a Renato Filho e denuncia fake news em Pilar

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

Dólar fecha a R$ 5,35, menor valor em mais de um ano

Motorista desobedece sinalização e destrói pórtico na Av. Governador Afrânio Lages
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
