Motoristas da prefeitura de Arapiraca voltam a viver dias de penúria
Trabalhadores não receberam salários dos meses de janeiro e fevereiro
O mês de março já está praticamente na metade e os motoristas, que possuem carros locados à prefeitura de Arapiraca, ainda aguardam receber os salários referentes aos meses de janeiro e fevereiro deste ano.
“Quando recebemos todos os atrasados do ano passado, alguns dos colegas chegaram a acreditar que a prefeitura iria regularizar, passar a pagar dentro do prazo previsto, mas nem mesmo em ano de eleição, eles conseguem pagar nossos salários em dias”, afirmou um motorista, que pediu para não ter o nome divulgado.
Para os motoristas, o ano de 2020 começou com três de folhas em atraso: os salários dos meses de outubro a dezembro. Como eles são contratados por meio de uma cooperativa, não tem direito a décimo terceiro salário. Em meio à crise – no começo do ano a maioria dos servidores não havia recebido décimo terceiro e parte sequer o salário de dezembro – os motoristas foram os últimos a terem os pagamentos referentes a 2019 quitados.
“O dinheiro dos atrasados mal deu para pagar as dívidas que fizemos durante o período que ficamos sem receber. Agora as dívidas já se acumulam novamente”, afirma o motorista. Ele conta que a família consegue se sustentar com dificuldade e que às vezes precisa da ajuda financeira de parentes.
A insatisfação dos motoristas é generalizada. Quando buscam informações sobre alguma previsão para receber o pagamento, o município informa que o atraso é decorrente de problemas na prestação de contas feitas pela cooperativa, já os gestores da cooperativa falam que os documentos foram encaminhados e dentro de poucos dias deve receber o recurso para efetuar os pagamentos. Mas isso não acontece.
“Essa situação se repete tanto que nem surpreende mais. Tem alguns colegas que falam em fazer paralisação, mas na hora ninguém tem coragem de parar. Se fizer isso, quando sair o pagamento do mês vai ter o desconto daquele dia não trabalhado. Todos os motoristas continuam trabalhando por falta de opção, até porque mesmo que saia da cooperativa, só irá receber os meses de salário atrasados quando for liberado para os demais”, disse o motorista.
Veja também
Últimas notícias
Homem é preso após polícia flagrar agressões contra mulher dentro de casa, na Jatiúca
Imagens mostram momento da colisão entre ônibus e carro na AL-101 Norte, em Maragogi
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
