China começa a testar vacina contra coronavírus em humanos
Novo imunizante está sendo produzido em grande escala, e testes em pessoas saudáveis devem começar nesta semana

A Academia Militar de Ciências Médicas da China anunciou nesta terça-feira (17) que desenvolveu “com êxito” uma vacina contra o novo coronavírus (Covid-19). O Ministério da Defesa do país informou, em nota, que já autorizou o teste em humanos do novo imunizante.
A vacina foi desenvolvida pela equipe da epidemiologista Chen Wei, de acordo com padrões internacionais e regulações locais chinesas. À emissora estatal CCTV, ela afirmou que esta é a “arma científica mais poderosa” para combater o coronavírus, e que ser o primeiro país a desenvolver a vacina demonstraria o “progresso” da ciência chinesa.
As autoridades buscam agora recrutar 108 pessoas saudáveis para aplicar o novo medicamento, que está sendo produzido em grande escala. Várias instituições chinesas já anunciaram que vão colaborar na fase inicial dos ensaios clínicos que devem começar ainda nesta semana. Desde o fim do ano passado, 3,2 mil pessoas morreram em decorrência do coronavírus na China, onde a doença deixou outros 80,8 mil infectados.
O Ministério da Educação chinês também informou que há outra vacina, baseada em vetores virais da gripe que se encontra atualmente em fase experimental em animais, e que terá testes clínicos a partir do mês que vem, com a participação das universidades de Pequim, Tsinghua e Xiamen. Outra imunizante desenvolvido a partir de proteínas virais também deve ser testado em abril, segundo o subdiretor da Comissão Municipal de Saúde de Xangai, Yi Chengdon.
Estados Unidos
Autoridades de saúde dos Estados Unidos disseram nesta segunda-feira (16) que iniciaram testes de uma nova vacina contra o coronavírus em voluntários de Seattle, um dos estados mais afetados pela pandemia. Segundo o Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH), o estudo vai acompanhar 45 voluntários adultos saudáveis, com idades entre 18 e 55 anos, e deve durar ao menos seis semanas.
Segundo a agência France Presse, todo o processo de criação da vacina deve durar entre 1 ano a 18 meses. “Há grandes chances de que eu esteja envolvida na descoberta da vacina, mas ainda que não seja dessa vez, pelo menos estou contribuindo”, afirmou a voluntária Jennifer Haller, a primeira pessoa a receber o teste da nova vacina.
Testes no Brasil
Uma quipe do Laboratório de Estudos de Vírus Emergentes (Leve) do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), começou nesta terça-feira (17) o processo de elaboração de um teste para a detecção do Covid-19. A partir da amostra do coronavírus do primeiro paciente infectado no Brasil, os pesquisadores iniciaram os procedimentos que visam dar agilidade ao diagnóstico local e, assim, contribuir para o controle da doença. O novo dispositivo também vai servir como alternativa aos testes desenvolvidos pelos principais laboratórios do país, como Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
“Se tudo funcionar bem, até quarta no fim do dia pode ser que a gente tenha a primeira reação de detecção de coronavírus funcionando em Campinas. Nesse momento, o trabalho que estamos fazendo é uma assessoria para implementar a detecção do vírus localmente, aqui dentro da Unicamp, como uma alternativa de suporte aos laboratórios de referência”, explica o coordenador do Leve, José Luiz Proença Módena.
Veja também
Últimas notícias

Policiais da Oplit são capacitados para uso de drones em ações operacionais

Polícia Civil procura envolvidos em incêndio criminoso no viaduto de Jacarecica

Vereadores cobram melhores serviços da BRK e tentam trazer de volta CEI esquecida

Maragogi é referência em Alagoas com programa “Melhor em Casa”

Grave acidente entre carro em moto é registrado na Avenida Marília Mendonça

Médica alagoana referência em emagrecimento saudável morre aos 43 anos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
