[Vídeo] Justiça determina que suposto pré-candidato se retrate após fake news sobre o coronavírus
Josué Silva se declara pré-candidato a prefeito de Penedo e, no domingo (22) incitou a população a sair de casa
![[Vídeo] Justiça determina que suposto pré-candidato se retrate após fake news sobre o coronavírus](https://img.7segundos.com.br/yWiE_-eQoUIfU9Lt1eqXCS7hmOU=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/152014-josue_jpeg.jpeg)
Após a repercussão negativa de um vídeo compartilhado por Josué Silva, que se declara pré-candidato a prefeito de Penedo, em que ele afirma que a população não deve temer o coronavírus e que não precisa seguir a recomendação das autoridades para ficar em casa, o juiz da comarca Anderson Santos dos Passos proferiu duas decisões para que ele se retrate e peça desculpas à população penedense.
Em um vídeo de quatro minutos (veja um trecho abaixo), o suposto pré-candidato afirma que as pessoas não devem mudar suas rotinas em decorrência do coronavírus. “Quero dar um alerta, não fiquem com medo de doenças que a China fez o papel de importar para o nosso Brasil. Não tenha medo, o comércio parou; a Saúde, que já não vai bem em Penedo, parou; a Educação parou; o Fórum parou. Minha gente, o mundo não pode parar e se curvar diante de uma doença, não. Onde está sua fé, povo penedense?”, afirmou, incitando que “basta manter uma higiene normal” e que as pessoas não devem deixar de ir ao comércio.
O Ministério Público Estadual ajuizou uma ação civil pública contra Josué Silva alegando que, além do vídeo, que descumpre as normas sanitárias estabelecidas pela lei federal 13.979/2020 e pelos decretos estadual e municipal, ele também estaria circulando pelos bairros de Penedo instigando a população contra essas legislações, que tem como finalidade conter o avanço de casos da covid-19.
Na ação, o MP pediu concessão de tutela de urgência, para que o suposto pré-candidato produzisse um vídeo pedindo desculpas aos pendentes e informando sobre as medidas corretas de prevenção. Para o magistrado, não havia elementos para deferir integralmente o pedido do Ministério, mas mesmo assim determinou multa diária no valor de R$ 5 mil caso Josué Silva divulgue qualquer vídeo ou mensagem nas redes sociais incentivando o cumprimento das normas sanitárias contra a proliferação do coronavírus.
Além disso, o juiz Anderson Passos determinou ainda que a Polícia Civil conduza o suposto pré-candidato à delegacia para a instauração de um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) e a investigação de possíveis delitos.
As medidas do juiz fizeram Josué Silva voltar atrás nas afirmações. Apesar de não ter feito um pedido de desculpas à população, como queria o Ministério Público, e nem mencionar o vídeo anterior e a repercussão que ele teve, ele divulgou um novo vídeo, em que ele “pede encarecidamente” para que as pessoas fiquem em casa, e fala que o coronavírus “é um caso de calamidade pública”. Veja abaixo.
Veja também
Últimas notícias

CPMI ouve nesta segunda nome apontado como intermediário do "Careca do INSS"

Jovem fica ferido ao sofrer acidente de trânsito na zona rural de Maragogi

Canadá, Reino Unido e Austrália reconhecem o Estado Palestino e condenam ações de Israel

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido no município de Maragogi

Após dia de bebedeira, motociclista perde controle do veículo e morre no Agreste de AL

Lei de autoria do Delegado Leonam dá origem à plataforma digital com mais de 20 serviços públicos em AlL
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
