Religião

Bispo Diocesano confirma: Não haverá procissão ao Morro Santo na Sexta-Feira Santa

A determinação acontece em virtude da prevenção ao Coronavírus

Por 7segundos 31/03/2020 13h01
Bispo Diocesano confirma: Não haverá procissão ao Morro Santo na Sexta-Feira Santa
Bispo Dom Valério Breda - Foto: Arquivo 7 segundos

O Bispo Diocesano de Penedo, Dom Valério Breda, publicou uma carta com orientações pastorais para a Semana Santana. O religioso inicia o texto reforçando as recomendações para prevenir o Covid 19 e determina que as igrejas, por ao menos 15 dias, tenham suas atividades rigorosamente suspensas.  Na sexta-feira santa, em Arapiraca, “é proibida a Procissão ao Morro Santo da Massaranduba.  O acesso será fechado. A Diocese realizará uma procissão no domingo 13 de setembro, antecipando o dia litúrgico da Santa Cruz (14 de setembro),” determina Dom Valério Breda.

As recomendações que constam da Carta com Orientações Pastorais

- As igrejas, por ao menos 15 dias, tenham suas atividades rigorosamente suspensas. Contudo, para responder à necessidade espiritual do povo em geral, os padres celebrem a Santa Eucaristia, diariamente, na Igreja matriz, de portas fechadas, com um número suficiente de fiéis, que permita a celebração litúrgica. Os fiéis em geral poderão acompanhar pela televisão ou pelas redes sociais.

- Os Padres (Párocos e Vigários paroquiais) permaneçam em suas residências paroquiais, para prestarem o devido atendimento espiritual às pessoas necessitadas, que fizerem solicitação. Tenham todo cuidado para se proteger do contágio (máscaras, luvas cirúrgicas, álcool gel, etc).

- Ficam suspensos os Batizados e os Casamentos em quaisquer circunstâncias e lugares, exceto “in articulo mortis”, como prescreve o Código de Direito Canônico.

Providências para a Semana Santa

- DOMINGO DE RAMOS: Não haja procissão de ramos. Os Padres celebrem dentro da igreja matriz, de portas fechadas, escolhendo a segunda ou a terceira opção prevista no Missal Romano, assim: na porta da Igreja, o Padre benze os ramos e, sem proclamar o evangelho da Entrada de Jesus em Jerusalém, sobe ao Presbitério e logo proclama a Oração coleta. A Missa continua como de costume. Poderão estar presentes Fiéis leigos em número reduzido e conveniente, exigidos pelo Rito. O povo que acompanha pelas redes sociais poderá expor na porta de casa um ramo.

- SEGUNDA, TERÇA, QUARTA FEIRA da Semana Santa. Os Padres celebrem, dentro da igreja matriz, de portas fechadas, com número conveniente de Fiéis exigidos pelo Rito, a Eucaristia diária e eventualmente outras celebrações, como Adoração eucarística, Via Sacra, Celebração penitencial. Ficam vedadas as procissões do Encontro e outras celebrações fora da igreja.

-  QUINTA FEIRA SANTA: Missa dos Santos Óleos, às 09:00 horas da manhã na Catedral de Penedo, de portas fechadas, com os sinos tocando. Os Padres Coordenadores de Vicariato convidem 2 ou 3 Padres concelebrantes. Padres e Diáconos não devem superar os 60 anos e tenham boa saúde. Os Padres levem seus próprios paramentos brancos e se posicionem já dentro da Catedral. Poderão estar presentes Fiéis leigos em número reduzido e conveniente, exigidos pelo Rito. Os frascos com os novos Óleos serão distribuídos na Cúria em tempos oportunos.

Missa in Coena Domini: Seja celebrada na igreja matriz, de portas fechadas. No inicio da Missa o Sacrário do Presbitério esteja vazio e de porta aberta. Não haja o Lava-pés. Não haja abraço da paz. A Missa decorre normalmente. Depois da Comunhão faça-se adoração e reposição do Santíssimo no Sacrário da própria Igreja. Não haja procissão fora da Igreja. Poderão estar presentes Fiéis leigos em número reduzido e conveniente, exigidos pelo Rito. Os Fiéis que acompanharem a celebração em casa, pelas redes sociais, acendam uma vela e participem fazendo a comunhão espiritual.

- SEXTA FEIRA SANTA: Pela manhã e fora da Igreja matriz: são proibidas as procissões. Em Arapiraca, é proibida a Procissão ao Morro Santo da Massaranduba. O acesso será fechado. A Diocese realizará uma procissão no domingo 13 de setembro, antecipando o dia litúrgico da Santa Cruz (14 de setembro).

- Celebração da Paixão e Morte do Senhor. Será celebrada na igreja matriz, de portas fechadas, em horário conveniente (tarde ou noite). Durante a solene Oração da Comunidade é prevista uma intenção especial, rogando a Deus pelos doentes e as vitimas do coronavirus. Tudo procede como previsto no Rito, exceto na Adoração da Cruz, que, depois de descoberta, será apresentada ao povo para um Ato comunitário de adoração, sem o beijo da Cruz. Depois da Comunhão, guarde-se a Eucaristia no Sacrário. Os Fiéis que acompanharem a celebração em casa, pelas redes sociais, acendam uma vela e participem fazendo a comunhão espiritual. Não haverá Procissão do Senhor Morto. Poderão estar presentes Fiéis leigos, em número reduzido e conveniente, exigidos pelo Rito.

-VIGÍLIA PASCAL (Sábado Santo). Em horário noturno, celebra-se a Vigília Pascal dentro da Igreja matriz, de portas fechadas. Na porta principal prepare-se um braseiro (ou turíbulo) para a bênção do fogo e a preparação do CÍRIO PASCAL. Procede-se até o presbitério, onde haverá o precônio pascal. Leituras bíblicas reduzidas:  Leituras do Antigo Testamento: Criação, Êxodo, Profeta Ezequiel; Apóstolo e Evangelho. Após a homilia: Bênção da água, para a aspersão e renovação das promessas batismais, sem a celebração de Batizados. Liturgia eucarística, como de costume, sem abraço da paz. Poderão estar presentes Fiéis leigos em número reduzido e conveniente, exigidos pelo Rito. O povo que acompanha pelas redes sociais em casa poderá acender uma vela, na hora do Círio Pascal.

-  DOMINGO DA RESSURREIÇÃO: Às 07:00 horas da manhã, na Igreja Matriz celebra-se a Missa da Ressurreição. De portas fechadas.

- Até o meio dia, na Igreja Matriz, de portas abertas, os Fieis poderão livremente entrar, distanciados e com os cuidados do caso. SERÁ DISTRIBUIDA A SANTA COMUNHÃO EUCARÍSTICA pelo Padre e ou Diáconos e os ministros extraordinários da Comunhão. Os próprios Fiéis cuidem de receber a Comunhão com fé e muito respeito.

- Até o meio dia, nas famílias (com precedente aviso/convite), os Fieis obrigados à quarentena, com os devidos cuidados, poderão receber a Santa Comunhão, levada em casa ou pelo Padre, ou Diáconos, ou Ministros extraordinários da Comunhão. TODOS USEM O MÁXIMO CUIDADO, evitando contatos. É de responsabilidade do Padre organizar de forma ordeira este momento pascal.