Marx Beltrão afirma que adiar o ENEM foi uma decisão acertada do governo Bolsonaro
“A postura do MEC e do INEP é justa e sensata diante do período de pandemia que todo o mundo enfrenta", afirmou o deputado federal
O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada federal alagoana no Congresso Nacional, afirmou nesta quinta-feira (21) considerou acertada a decisão de adiar o Exame do Enem. “A postura do MEC e do INEP é justa e sensata diante do período de pandemia que todo o mundo enfrenta. Realizar o ENEM nas datas previstas originalmente traria grande prejuízo aos estudantes que estão há meses sem aulas e, portanto, estão impedidos de se prepararem adequadamente para as provas”. Ainda segundo o parlamentar, “o Congresso Nacional está articulado com o governo para ajudar no que for necessário rumo à realização de um ENEM justo, pedagogicamente correto, acessível e democrático”, reiterou Beltrão.
O Ministério da Educação (MEC) decidiu adiar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020, em função dos impactos da pandemia do novo coronavírus. Nota conjunta publicada pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que “as datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais. O cronograma inicial previa a aplicação do ENEM 2020 impresso nos dias 1º e 8 de novembro. Já os participantes da versão digital, fariam a prova nos dias 11 e 18 de outubro. mais de 3,5 milhões de candidatos se inscreveram para o exame.
Nesta mesma semana, Marx Beltrão já havia defendido o adiamento das provas do ENEM. Antes da decisão do MEC e do INEP, Beltrão se manifestou sobre o tema afirmando ser “preciso adiar o ENEM para não aumentar ainda mais as injustiças. É preciso ter um plano de recuperação antes de termos uma nova data. Todos os estudantes estão prejudicados, com conteúdo atrasado, mas principalmente os mais pobres, com menos acesso e recursos em casa, saem perdendo ainda mais nessa disputa por uma vaga na universidade. Há diversas iniciativas no Congresso para adiar a prova. Mas acredito que o diálogo com o Executivo pode ser mais rápido e eficiente” disse o deputado na oportunidade.
Para definir a nova data, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do ENEM 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, adotou posição contrária ao adiamento desde que foi acionado por órgãos e entidades como a Defensoria Pública da União (DPU) e a União Nacional dos Estudantes (UNE). No começo do mês, chegou a afirmar para os senadores que reavaliaria a situação do Enem novamente apenas em agosto. Entretanto, após nova análise do tema, Weintraub disse que considerou a movimentação no Congresso e ouviu os líderes do Centro para decidir pelo adiamento.
Veja também
Últimas notícias
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
