Marx Beltrão afirma que adiar o ENEM foi uma decisão acertada do governo Bolsonaro
“A postura do MEC e do INEP é justa e sensata diante do período de pandemia que todo o mundo enfrenta", afirmou o deputado federal
O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada federal alagoana no Congresso Nacional, afirmou nesta quinta-feira (21) considerou acertada a decisão de adiar o Exame do Enem. “A postura do MEC e do INEP é justa e sensata diante do período de pandemia que todo o mundo enfrenta. Realizar o ENEM nas datas previstas originalmente traria grande prejuízo aos estudantes que estão há meses sem aulas e, portanto, estão impedidos de se prepararem adequadamente para as provas”. Ainda segundo o parlamentar, “o Congresso Nacional está articulado com o governo para ajudar no que for necessário rumo à realização de um ENEM justo, pedagogicamente correto, acessível e democrático”, reiterou Beltrão.
O Ministério da Educação (MEC) decidiu adiar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020, em função dos impactos da pandemia do novo coronavírus. Nota conjunta publicada pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que “as datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais. O cronograma inicial previa a aplicação do ENEM 2020 impresso nos dias 1º e 8 de novembro. Já os participantes da versão digital, fariam a prova nos dias 11 e 18 de outubro. mais de 3,5 milhões de candidatos se inscreveram para o exame.
Nesta mesma semana, Marx Beltrão já havia defendido o adiamento das provas do ENEM. Antes da decisão do MEC e do INEP, Beltrão se manifestou sobre o tema afirmando ser “preciso adiar o ENEM para não aumentar ainda mais as injustiças. É preciso ter um plano de recuperação antes de termos uma nova data. Todos os estudantes estão prejudicados, com conteúdo atrasado, mas principalmente os mais pobres, com menos acesso e recursos em casa, saem perdendo ainda mais nessa disputa por uma vaga na universidade. Há diversas iniciativas no Congresso para adiar a prova. Mas acredito que o diálogo com o Executivo pode ser mais rápido e eficiente” disse o deputado na oportunidade.
Para definir a nova data, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do ENEM 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, adotou posição contrária ao adiamento desde que foi acionado por órgãos e entidades como a Defensoria Pública da União (DPU) e a União Nacional dos Estudantes (UNE). No começo do mês, chegou a afirmar para os senadores que reavaliaria a situação do Enem novamente apenas em agosto. Entretanto, após nova análise do tema, Weintraub disse que considerou a movimentação no Congresso e ouviu os líderes do Centro para decidir pelo adiamento.
Veja também
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
