Tarcizo Freire quer isentar cobrança de taxa para segunda via de documentos
O objetivo é beneficiar aqueles que perderam seus documentos por enchentes ou alagamentos
Foi protocolado na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o Projeto de Lei Ordinária (PLO), de autoria do deputado estadual Tarcizo Freire (PP), que isenta o pagamento de taxas para emissão da segunda via de documentos danificados ou extraviados por ocorrência de desastres da natureza.
De acordo com o autor do PLO de nº 333/2020, o objetivo, é minimizar os problemas do cidadão, que é vítima de uma ocorrência como enchente, alagamento, incêndio, desmoronamento ou qualquer outra ação da natureza, que destroem todo seu patrimônio.
Em sua justificativa, o deputado ressalta a necessidade do apoio do Estado na confecção desses documentos, para que o cidadão possa ter acesso aos seus benefícios ou direitos, sem precisar desembolsar qualquer tipo de recurso.
“Conceder a isenção do pagamento de taxas na confecção da segunda via de documentação é de responsabilidade do Poder Executivo Estadual. Uma ação de apoio e respeito humanitário, já que o cidadão está passando por um momento difícil, que é a condição de desabrigado”, frisou Freire.
No Projeto está isento do pagamento de taxas, a emissão da segunda via de Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Carteira Nacional de Habilitação, Certificação de Registro e Licenciamento de Veículos e quaisquer outros, cuja emissão seja de competência do Estado.
O PLO apresentado no último dia 27 de maio, está em tramitação na Casa Legislativa. Pela relevância do tema, o deputado Tarcizo Freire está entusiasmado com o apoio dos seus colegas parlamentares na aprovação do projeto que é de grande interesse público.
Veja também
Últimas notícias
'Nunca se sabe quando vai acontecer com a gente’: vídeo de mulher morta revela histórico de violência
Prefeita Ziane Costa divulga evolução das obras de escola e destaca antes e depois da unidade
Eduardo Bulhões anuncia construção de Centro Esportivo Comunitário em Santana do Ipanema
Agendamento para serviços eleitorais passa a ser obrigatório a partir de 1º de fevereiro
Contribuintes podem emitir boleto do IPTU 2026 com 20% de desconto pelo WhatsApp
Mais de 229 mil alagoanos estão com o título de eleitor cancelado
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
