Divisão de Epidemiologia explica diferença nos números do Covid 19 entre município e Estado
De acordo com Ana Lúcia Alves, o Estado anuncia após atualização no eSUS VE do Ministério da Saúde

São constantes as indagações relacionadas as diferenças entre os números apresentados pelos municípios e os que são divulgados pelo Estado, em relação ao número de pessoas confirmadas com Covid 19 e, também, nos casos de óbitos. Sobre o assunto, a assistente social e coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Ana Lúcia Alves Lima, explicou que a diferença se refere aos critérios burocráticos relacionados aos registros de casos.
“Todos os dias nós, da Vigilância Epidemiológica, recolhemos as fichas dos casos positivos e a gente informa no Boletim Diário. Essas fichas vão ser atualizadas no sistema informatizado, uma plataforma do Ministério da Saúde, que é chamado de eSUS VE. É pelo eSUS VE que o Estado faz a estatística dele, o Boletim deles”, explicou.
De acordo com Ana Lúcia, essa diferença ocorre porque o município informa antes da atualização e fazer a atualização no eSUS VE. “Depois que a gente vai fazendo a atualização é que o Estado vai tendo conhecimento desses casos. Mas a gente já está envidando esforços, com mais pessoas trabalhando, pra que possam estar atualizando todas as fichas. uma vez que a gente tem realizado testes todos os dias aqui em Arapiraca”.
Ainda de acordo com Ana Lúcia, das pessoas testadas, diariamente, 50 a 60% delas saem com resultado positivo para o novo Coronavírus.
Óbitos
Com relação aos óbitos, existem duas formas de confirmação dos casos. “ O paciente faz o exame pelo RT-PCR ( com a coleta de secreção do nariz e boca) do 1º ao 7º dia dos sintomas ou o teste rápido, que é feito a partir do 8º dia do início dos sintomas. O Estado tem confirmado os óbitos apenas com o exame do RT-PCT,” destacou.
Segundo a assistente social, “Arapiraca tem feito a atualização de todos os óbitos, que aconteceram nos hospitais do município e que estavam usando leito Covid e também com teste rápido de resultado positivo. Todos os óbitos que aconteceram aqui em Arapiraca, que foram testados e o resultado foi positivo, tanto no RT-PCR, quanto no teste rápido, eles estão sendo informados”, concluiu.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
