Divisão de Epidemiologia explica diferença nos números do Covid 19 entre município e Estado
De acordo com Ana Lúcia Alves, o Estado anuncia após atualização no eSUS VE do Ministério da Saúde
São constantes as indagações relacionadas as diferenças entre os números apresentados pelos municípios e os que são divulgados pelo Estado, em relação ao número de pessoas confirmadas com Covid 19 e, também, nos casos de óbitos. Sobre o assunto, a assistente social e coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Ana Lúcia Alves Lima, explicou que a diferença se refere aos critérios burocráticos relacionados aos registros de casos.
“Todos os dias nós, da Vigilância Epidemiológica, recolhemos as fichas dos casos positivos e a gente informa no Boletim Diário. Essas fichas vão ser atualizadas no sistema informatizado, uma plataforma do Ministério da Saúde, que é chamado de eSUS VE. É pelo eSUS VE que o Estado faz a estatística dele, o Boletim deles”, explicou.
De acordo com Ana Lúcia, essa diferença ocorre porque o município informa antes da atualização e fazer a atualização no eSUS VE. “Depois que a gente vai fazendo a atualização é que o Estado vai tendo conhecimento desses casos. Mas a gente já está envidando esforços, com mais pessoas trabalhando, pra que possam estar atualizando todas as fichas. uma vez que a gente tem realizado testes todos os dias aqui em Arapiraca”.
Ainda de acordo com Ana Lúcia, das pessoas testadas, diariamente, 50 a 60% delas saem com resultado positivo para o novo Coronavírus.
Óbitos
Com relação aos óbitos, existem duas formas de confirmação dos casos. “ O paciente faz o exame pelo RT-PCR ( com a coleta de secreção do nariz e boca) do 1º ao 7º dia dos sintomas ou o teste rápido, que é feito a partir do 8º dia do início dos sintomas. O Estado tem confirmado os óbitos apenas com o exame do RT-PCT,” destacou.
Segundo a assistente social, “Arapiraca tem feito a atualização de todos os óbitos, que aconteceram nos hospitais do município e que estavam usando leito Covid e também com teste rápido de resultado positivo. Todos os óbitos que aconteceram aqui em Arapiraca, que foram testados e o resultado foi positivo, tanto no RT-PCR, quanto no teste rápido, eles estão sendo informados”, concluiu.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
