Divisão de Epidemiologia explica diferença nos números do Covid 19 entre município e Estado
De acordo com Ana Lúcia Alves, o Estado anuncia após atualização no eSUS VE do Ministério da Saúde
São constantes as indagações relacionadas as diferenças entre os números apresentados pelos municípios e os que são divulgados pelo Estado, em relação ao número de pessoas confirmadas com Covid 19 e, também, nos casos de óbitos. Sobre o assunto, a assistente social e coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Ana Lúcia Alves Lima, explicou que a diferença se refere aos critérios burocráticos relacionados aos registros de casos.
“Todos os dias nós, da Vigilância Epidemiológica, recolhemos as fichas dos casos positivos e a gente informa no Boletim Diário. Essas fichas vão ser atualizadas no sistema informatizado, uma plataforma do Ministério da Saúde, que é chamado de eSUS VE. É pelo eSUS VE que o Estado faz a estatística dele, o Boletim deles”, explicou.
De acordo com Ana Lúcia, essa diferença ocorre porque o município informa antes da atualização e fazer a atualização no eSUS VE. “Depois que a gente vai fazendo a atualização é que o Estado vai tendo conhecimento desses casos. Mas a gente já está envidando esforços, com mais pessoas trabalhando, pra que possam estar atualizando todas as fichas. uma vez que a gente tem realizado testes todos os dias aqui em Arapiraca”.
Ainda de acordo com Ana Lúcia, das pessoas testadas, diariamente, 50 a 60% delas saem com resultado positivo para o novo Coronavírus.
Óbitos
Com relação aos óbitos, existem duas formas de confirmação dos casos. “ O paciente faz o exame pelo RT-PCR ( com a coleta de secreção do nariz e boca) do 1º ao 7º dia dos sintomas ou o teste rápido, que é feito a partir do 8º dia do início dos sintomas. O Estado tem confirmado os óbitos apenas com o exame do RT-PCT,” destacou.
Segundo a assistente social, “Arapiraca tem feito a atualização de todos os óbitos, que aconteceram nos hospitais do município e que estavam usando leito Covid e também com teste rápido de resultado positivo. Todos os óbitos que aconteceram aqui em Arapiraca, que foram testados e o resultado foi positivo, tanto no RT-PCR, quanto no teste rápido, eles estão sendo informados”, concluiu.
Últimas notícias
Homem encontrado morto em motel de Arapiraca seria enfermeiro
Homem morre após se engasgar durante competição de comer melancia em resort
Motociclista morre após colisão frontal com carro na zona rural de Água Branca
Homem é morto a tiros em Teotônio Vilela
Homem é baleado em tentativa de homicídio na feirinha do Santa Luzia, em Penedo
Homem de 26 anos é assassinado a tiros em via pública no Hélio Jatobá, em São Miguel dos Campos
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
