Mortes naturais sobem 3 vezes mais entre negros do que brancos na pandemia
Desde o início da crise sanitária, as mortes gerais no país subiu 13%.

Dados do Portal da Transparência do Registro Civil apontam que as pessoas que se declaram pretas e pardas são as que mais morreram durante a pandemia do novo coronavírus por causas naturais.
Desde o início da crise sanitária, as mortes gerais no país subiu 13%. No entanto, o aumento dos óbitos na população ocorreu de maneira desigual, quando comparado com os dados do ano passado.
De acordo com o levantamento, o crescimento total de mortes entre pretos e pardos representa quase o triplo do aumento de óbitos entre brancos. O crescimento no total de mortes entre pretos foi de 31,1% e entre os pardos foi de 31,4%, para os brancos o índice foi de 9,3%. Já para a população indígena, o aumento foi de 13,2% e para os amarelos, 15,3%.
As informações do Portal da Transparência do Registro Civil são recolhidas das certidões de óbito repassadas aos cartórios. Ainda segundo os dados, as doenças respiratórias também fizeram mais vítimas pretas e pardas. O aumento de óbitos por insuficiência respiratória, pneumonia, septicemia e Síndrome Respiratória Grave (SRAG) e também por Covid-19, foi de 72,8% para os pardos e 70,2% para os pretos.
O número também é alto entre a população indígena, que registrou um incremento de 45,5%. O total de amarelos que morreram por essas doenças subiu 40,4%. Já entre a população que se declara branca, o crescimento foi de 24,5%.
Conforme o levantamento, os pretos e pardos também estão morrendo mais por doenças cardíacas, como derrames, infartos e paradas cardiorrespiratórias. Entre março e junho, foram registradas 13,7% mortes a mais de pretos por essas doenças e 8,4% a mais, no caso dos pardos. Já os brancos tiveram uma melhora nesse índice, que caiu 0,5% no período.
Veja também
Últimas notícias

Advogado é suspeito de solicitar valores para beneficiar partes em processos judiciais no TJAL

Mãe que matou bebê Ana Beatriz pode ter mantido corpo refrigerado antes da polícia encontrar

Veja como ficou o carro do goleiro Rossi após tentativa de assalto com tiros na Linha Amarela

Polícia investiga possível instigação moral de pai no caso de irmãos que mataram homem com foice

'Em Maceió, os Direitos básicos só chegam por ordem judicial', diz Teca Nelma durante sessão

Covid-19: novo estudo sugere que coronavírus surgiu em morcegos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
