TJAL já viabilizou cerca de 70 sessões virtuais de julgamento
Modelo tem gerado economia e contribuído para o aumento da produtividade do Tribunal de Justiça

A Diretoria de Tecnologia da Informação (Diati) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) viabilizou cerca de 70 sessões virtuais de julgamento desde o início do regime de teletrabalho, em março deste ano.
As sessões do Pleno, das Câmaras Cíveis e Criminal do TJAL, além do Conselho da Magistratura, são monitoradas por técnicos do setor, que viabilizam ainda as sustentações orais dos advogados.
"O Tribunal de Justiça de Alagoas é uma referência nacional no que diz respeito à videoconferência e ao processo eletrônico. Vários estados já entraram em contato, espantados com a possibilidade de tantos advogados poderem fazer sustentação oral de maneira virtual. Há sessões com a participação de mais de 20 advogados", afirmou o diretor de Tecnologia do TJAL, José Baptista Neto.
O advogado Felipe Rebelo elogiou a atuação da Diati. Segundo ele, os profissionais têm recebido todo o suporte necessário dos técnicos da Diretoria. "Vem sendo algo muito produtivo para os advogados. Nessa época de pandemia em que o distanciamento é recomendado, esse tipo de mecanismo atende a contento as necessidades de celeridade dos processos".
Na avaliação do presidente do TJAL, Tutmés Airan, as sessões virtuais trazem economia para a Corte e conforto para os envolvidos. "Evita, por exemplo, que o advogado tenha que vir de São Paulo ou do Rio para sustentar aqui. Ele pode fazê-lo de seu escritório ou de sua casa. Os desembargadores também podem julgar de qualquer local".
Tutmés Airan afirmou que o modelo virtual vem possibilitando o aumento da produtividade do Judiciário estadual. "Estamos obtendo números impressionantes. A ideia é que, mesmo após a pandemia, as sessões ocorram, majoritariamente, por videoconferência. Aqui e acolá vamos intercalar uma ou outra presencial", ressaltou.
Veja também
Últimas notícias

Veja como ficou o carro do goleiro Rossi após tentativa de assalto com tiros na Linha Amarela

Polícia investiga possível instigação moral de pai no caso de irmãos que mataram homem com foice

'Em Maceió, os Direitos básicos só chegam por ordem judicial', diz Teca Nelma durante sessão

Covid-19: novo estudo sugere que coronavírus surgiu em morcegos

Cabo Bebeto critica homenagem a Margareth Menezes na Assembleia Legislativa de Alagoas
Câmara aprova relatório de Alfredo Gaspar que pode livrar Bolsonaro de ação no STF
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
