Ifal Palmeira e empresa garantem descarte correto de lixo eletroeletrônico
A iniciativa vem da Comissão de Sustentabilidade do campus
Com o intuito de dar uma destinação correta aos resíduos eletroeletrônicos produzidos no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, foi celebrado um acordo de cooperação técnica com uma empresa alagoana responsável pela reciclagem desses resíduos sólidos. A iniciativa vem da Comissão de Sustentabilidade do campus, e segue as diretrizes de um plano de gestão do professor, Marlos Pereira.
A ideia é que através do projeto ligado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do docente, a Comissão possa implementar este plano seguindo etapas de implantação de ecopontos, instalação de tonéis e coletores, além da elaboração de um artigo científico para apresentação ao Pibic.
As fases contempladas neste acordo consistem em: armazenamento temporário e seus coletores, locais dos coletores dos resíduos, transporte dos resíduos e destinação final.
“Como também faço parte da Comissão de Sustentabilidade e tenho afinidade maior com essa parte ligada a resíduos, fiquei responsável por elaborar este plano de gestão de resíduos. Como já tinha um projeto em andamento, propus a Rodrigo Raposo (presidente da Comissão), fazer este plano”, explica o professor Marlos.
O docente adianta que uma das suas pretensões é incluir este plano na cidade de Palmeira dos Índios e não apenas restringir ao Ifal. “Assim, faremos outro documento (termo) para que possa ser colocado em atividade este programa de gestão de resíduos sólidos no município”, disse.
Para Rodrigo Raposo, este é o resultado de um trabalho em equipe e que vem gerando bons frutos ao Instituto. “O Marlos conseguiu fazer a aplicação de um projeto de pesquisa diretamente na instituição, formulando termo de parceria com a iniciativa privada e, sem dúvidas, estamos dando exemplo”, ressaltou.
No campus Palmeira, os perigos relativos ao descarte indevido de eletroeletrônicos têm sido pauta constante nos eventos e ações do campus. “No ano passado, começamos com o ‘papa pilha’, logo após tivemos uma palestra sobre o assunto com o próprio Marlos no dia do Técnico em Eletrotécnica. Por isso muitos alunos vêm me procurando para desenvolver projetos na área da sustentabilidade. Este termo de cooperação técnica demonstra, mais uma vez, a preocupação da equipe com ações efetivas no campus e na comunidade local”, conclui Rodrigo.
Veja também
Últimas notícias
De cavadinha, Mota bate último pênalti, garante acesso do ASA e enlouquece torcida
Alex Bruno marcou. O ASA acreditou. E Arapiraca voltou para a Série C!
Com fala gravada de Bolsonaro, Flávio inicia corrida à Presidência
Carro capota e motorista fica ferido ao voltar de Festival em Água Branca
Daniel Barbosa reforça presença política em Maceió com adesivaço no Benedito Bentes
Acidente entre carro e ambulância é registrado em Viçosa
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
