Aluna da Ufal cria Guia de Gerenciamento de Resíduos e discute manejo adequado do lixo hospitalar
Trabalho é da mestranda em Ensino da Saúde, a enfermeira Paulyne Guimarães, que também é servidora da Ufal
O ato de cuidar não é meramente técnico, mas inclui também o manejo adequado dos resíduos gerados no processo de cuidar. Trabalhar esta afirmação é o principal objetivo de um guia de gerenciamento de resíduos produzido pela mestranda Paulyne Guimarães, aluna do Mestrado Profissional em Ensino da Saúde (MPES), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Para conhecer o Guia, acesse o link.
Popularmente conhecidos como lixo hospitalar, os Resíduos de Serviços de Saúde necessitam de procedimentos diferenciados e adequados no seu manejo, daí a importância do Guia para estudantes e profissionais da saúde, especialmente da Enfermagem. O trabalho trata desde os tipos de lixo hospitalar e a legislação vigente, até a classificação dos resíduos e seus sub-grupos, e o manejo adequado.
Enfermeira formada pela Universidade Estadual de Ciência da Saúde (Uncisal) e técnica-administrativa da Escola de Enfermagem da Ufal, lotada no Laboratório de Ensino de Habilidades de Enfermagem, Paulyne, que também é enfermeira da Maternidade Escola Santa Mônica - unidade complementar da Uncisal, viu no Guia uma possibilidade de contribuir com as questões essenciais sobre o tema, considerando os princípios de biossegurança, preservação da saúde pública e do meio ambiente. Resultado da pesquisa intitulada "Processo Formativo do Enfermeiro frente ao Gerenciamento de Resíduos: uma percepção discente", o trabalho é um produto de intervenção, última atividade do curso de mestrado.
“A elaboração de um produto de intervenção consiste em uma exigência do MPES para obtenção do título de Mestre”, explica Paulyne Guimarães. A pesquisa se embasou nas legislações vigentes ANVISA nº 222/2018, CONAMA nº 358/2005, PNRS Lei nº 12.305/2010, além de outras resoluções e NBR; e foi orientada pela professora Rosana Quintella Brandão Vilela, médica e professora da Famed.
Veja também
Últimas notícias
MPF busca consenso para garantir áreas tradicionais de pesca em Porto de Pedras
Ziane Costa inaugura reforma e ampliação da EMEB Dr. José Correia Filho
[Vídeo] Morador pode ser punido por alimentar gatos em condomínio? Entenda
Junina Canarraiá é campeã do II Festival de Quadrilhas de Arapiraca
MPAL garante regularização do comércio no Estádio Coracy da Mata Fonseca
Caminhão fica preso após calçamento ceder no bairro Baixão, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
