Hospital de Campanha de Arapiraca recorre a novas terapias para recuperação de pacientes
Essas iniciativas, segundo o enfermeiro e diretor da unidade, Diego Albuquerque, buscam compor uma série de ações voltadas a recuperação dos pacientes

O Hospital de Campanha de Arapiraca, cidade localizada na Região Metropolitana do Agreste de Alagoas, tem buscado novas alternativas de tratamento contra o coronavírus. Uma delas, iniciada na semana passada, foi a música associada as atividades de fisioterapia. A unidade hospitalar foi inaugura em junho para atendimento a pacientes infectados pela Covid-19.
Essas iniciativas, segundo o enfermeiro e diretor da unidade, Diego Albuquerque, buscam compor uma série de ações voltadas a recuperação dos pacientes. “Tratamos cada um com todos as recomendações médicas prescritas pelos protocolos. Mas esse vírus é novo, traz sequelas novas e tem muito impacto emocional. Para melhorar a autoestima buscamos inovar nos cuidados, trazendo a eles a confiança e novas alternativas de tratamento”, comentou.
A musicoterapia, associada as sessões de fisioterapia, foi uma dessas ofertas da equipe aos pacientes. A ideia, defendida pela coordenadora de fisioterapia do Hospital, Ana Maria Targino, traz inúmeros ganhos.
“Realizamos uma atividade coletiva diferenciada, onde além de trabalhar o controle motor, trabalhamos o sistema cognitivo, que é de suma importância para pacientes com Covid-19, pois o isolamento/internamento necessitam de repouso e isso acaba afetando a memória, a atenção, raciocínio, linguagem, percepção”, explicou.
“A música promove relaxamento, bem-estar, estímulos cognitivos relacionados ao movimento e mudança de padrão motor associado ao ritmo musical ofertado. Assim, ao retirar o paciente do leito para essas atividades, aceleramos a recuperação, melhorando o quadro clínico”, completou Targino.
Inovação na recuperação
Procedimentos dessa natureza, aliados a outros como a introdução de um profissional da odontologia, repercutem no quadro do paciente. “O isolamento provocado pela doença são desafios, que mechem muito com emocional e podem atrapalhar na evolução. Quanto mais pudermos agregar em favor deles, mais faremos”, argumentou Diego Albuquerque.
Veja também
Últimas notícias

Quatro assaltantes armados são presos por roubo na BR-424, em Rio Largo

Promotora entra com recurso de apelação para aumentar pena de homem que matou ex em Murici

Estudantes brigam dentro de sala de aula em escola estadual em Porto Calvo

'Brasil tem capacidade logística para ampliar exportações', afirma Renan Filho, no Japão

Carlos Cavalcanti assume presidência do Tribunal de Justiça de AL a partir desta quarta (26)

Julgamento de motorista embriagado que causou morte em Pilar ocorre nesta quarta (26)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
