Saúde

Mulher sofre infarto e só sobrevive por eficiência no salvamento em Palmeira dos Índios

Bombeiros, Polícia Militar e Samu uniram forças e conseguiram fazer transferência de paciente a tempo de receber tratamento

Por 7Segundos 18/08/2020 17h05 - Atualizado em 18/08/2020 17h05
Mulher sofre infarto e só sobrevive por eficiência no salvamento em Palmeira dos Índios
Equipe médica que atuou na transferência da paciente de Palmeira dos Índios para o HGE - Foto: cortesia

O empenho e a eficiência do Corpo de Bombeiros, Policiais Militares e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram fundamentais para salvar a vida de uma mulher de 55 anos, que sofreu um infarto agudo do miocárdio na segunda-feira (17), em Palmeira dos Índios.

Infarto agudo, conhecido também como ataque cardíaco é potencialmente fatal caso não seja diagnosticado e tratado com rapidez. A partir dos primeiros sintomas, se o paciente levar mais de 12 horas para ser submetido ao tratamento, as chances de recuperação são muito pequenas.

Por pouco não foi o que aconteceu com a moradora de Palmeira dos Índios. Horas depois de começar a sentir os sintomas, ela buscou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento do município. Após o diagnóstico, a corrida contra o tempo começou, uma vez que o hospital não dispõe de estrutura para tratar esse tipo de problema e não havia tempo suficiente para que a paciente fosse transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, por meio de ambulância.

A aeronave do Samu Alagoas também não conseguiria chegar à Palmeira dos Índios à tempo de fazer a transferência, porque estava em uma outra ocorrência em Recife (PE). Mas, com o empenho da coordenação do Samu de Arapiraca, numa parceria com o Corpo de Bombeiros e o Batalhão da PM, foi disponibilizada a aeronave que fica em Arapiraca e a transferência foi realizada.

Procurada pelo 7Segundos, a coordenadora de enfermagem do Samu Arapiraca, Antônia Fortaleza, ressaltou a importância da cooperação do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar e afirmou que o tempo de resposta da transferência foi excelente, permitindo melhor qualidade no tratamento recebido pela mulher.

“Essa paciente de Palmeira dos Índios teve a assistência igual ao que o homem mais rico do Brasil receberia numa situação como essa. Tudo custeado pelo SUS e executado por profissionais que valorizam a vida humana”, declarou.

Em São Sebastião, outra transferência feita com agilidade aumentaram as chances de recuperação de um médico de Penedo que também sofreu um infarto agudo do miocárdio, no último domingo (16). Ele recebeu o primeiro atendimento hospitalar no município de São Sebastião e a Unidade de Suporte Avançado (USA) de Penedo - implantada há menos de um mês - conseguiu transferir o paciente em tempo recorde até a Santa Casa de Maceió, aumentando a eficiência do tratamento e as chances de recuperação.