Mulher sofre infarto e só sobrevive por eficiência no salvamento em Palmeira dos Índios
Bombeiros, Polícia Militar e Samu uniram forças e conseguiram fazer transferência de paciente a tempo de receber tratamento
O empenho e a eficiência do Corpo de Bombeiros, Policiais Militares e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram fundamentais para salvar a vida de uma mulher de 55 anos, que sofreu um infarto agudo do miocárdio na segunda-feira (17), em Palmeira dos Índios.
Infarto agudo, conhecido também como ataque cardíaco é potencialmente fatal caso não seja diagnosticado e tratado com rapidez. A partir dos primeiros sintomas, se o paciente levar mais de 12 horas para ser submetido ao tratamento, as chances de recuperação são muito pequenas.
Por pouco não foi o que aconteceu com a moradora de Palmeira dos Índios. Horas depois de começar a sentir os sintomas, ela buscou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento do município. Após o diagnóstico, a corrida contra o tempo começou, uma vez que o hospital não dispõe de estrutura para tratar esse tipo de problema e não havia tempo suficiente para que a paciente fosse transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, por meio de ambulância.
A aeronave do Samu Alagoas também não conseguiria chegar à Palmeira dos Índios à tempo de fazer a transferência, porque estava em uma outra ocorrência em Recife (PE). Mas, com o empenho da coordenação do Samu de Arapiraca, numa parceria com o Corpo de Bombeiros e o Batalhão da PM, foi disponibilizada a aeronave que fica em Arapiraca e a transferência foi realizada.
Procurada pelo 7Segundos, a coordenadora de enfermagem do Samu Arapiraca, Antônia Fortaleza, ressaltou a importância da cooperação do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar e afirmou que o tempo de resposta da transferência foi excelente, permitindo melhor qualidade no tratamento recebido pela mulher.
“Essa paciente de Palmeira dos Índios teve a assistência igual ao que o homem mais rico do Brasil receberia numa situação como essa. Tudo custeado pelo SUS e executado por profissionais que valorizam a vida humana”, declarou.
Em São Sebastião, outra transferência feita com agilidade aumentaram as chances de recuperação de um médico de Penedo que também sofreu um infarto agudo do miocárdio, no último domingo (16). Ele recebeu o primeiro atendimento hospitalar no município de São Sebastião e a Unidade de Suporte Avançado (USA) de Penedo - implantada há menos de um mês - conseguiu transferir o paciente em tempo recorde até a Santa Casa de Maceió, aumentando a eficiência do tratamento e as chances de recuperação.
Veja também
Últimas notícias
Mais de 5 mil pessoas fazem festa para receber Renan Filho em Olho d’Água das Flores
Homem é baleado durante tentativa de homicídio em Colônia Leopoldina
Suspeito de homicídio é preso com arma usada no crime em Colônia Leopoldina
Rodrigo Teaser relata veto a música de Michael Jackson durante gravação no SBT
Rafael Brito conquista avanço histórico: Senado aprova projeto que fortalece a formação de futuros professores
Trump diz que carne importada dos EUA virá sobretudo de Brasil e Argentina
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
