Projeto da Ufal promove assistência médico-veterinária e bem-estar animal
PET Cidadão é desenvolvido por alunos de medicina veterinária da Ufal de Viçosa e já conta com quase 2000 seguidores no Instagram
O projeto “PETCidadão”, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tem o objetivo de prestar assistência médico-veterinária gratuita e promover a educação sobre bem-estar animal, controle de natalidade e zoonoses à tutores de animais. Com a pandemia do coronavírus a novidade é o “Pet Cidadão nas Comunidades do Fórum Popular da Ufal”. Quem quiser acompanhar o conteúdo do projeto pode acessar a página no instagram no aqui.
Coordenado pela professora Marcia Kikuyo Notomi da Ufal Unidade Educacional de Viçosa, o PET Cidadão é realizado por alunos do curso de medicina veterinária, sob orientação de docentes e técnicos, integrando pesquisa, ensino e extensão.
O projeto visa promover assistência para estudantes do ensino fundamental e a comunidade alagoana, principalmente em situação de vulnerabilidade, como o Grupo Doguinhos da Ufal (Arapiraca), Projeto Acolher - abrigo de animais no Village Campestre e o Movimento de Moradores de rua de Maceió, visando reduzir os maus tratos, abandono animal, superpopulação, acidentes de mordedura ou de trânsito e principalmente, transmissão de doenças para outros animais e para seres humanos (zoonoses), e principalmente melhorando a relação desse animais com seus tutores e a sociedade.
A fim de promover não só bons hábitos de cuidados com os pets o projeto também promove a proteção aos seres humanos “a importância das pessoas saberem como criar um animal saudável que não traga riscos a sociedade, por isso projeto visa, orientar para o controle na população de cães e gatos, reduzir abandono e redução da transmissão de enfermidades entre animais e seres humanos”, explica a coordenadora do projeto.
As orientações eram feitas presencialmente em escolas e também ações de atendimentos realizadas pelo Grupo de Estudos Pequenos Animais (Grupet), mas com o isolamento social o projeto passou a fazer vídeos instrutivos sobre bem-estar, controle de natalidade e zoonoses em pequenos animais, pelo Instagram. O perfil do projeto já conta com mais de 1.800 seguidores.
O projeto agora se prepara para ir além das redes sociais digitais e vai fazer uso de uma tradicional ferramenta de comunicação, e uma das mais antigas, o rádio. Com previsão para início em setembro, o projeto fez uma parceria com o radialista Moreira do site mundo animal Maceió. O conteúdo será exibido no quadro “Momento PET” que funciona durante um intervalo de programação, sem horário definido ainda. O Momento PET acontece na rádio Maceió AM 20, além da inclusão de material no programa “mundo animal” na Rádio Web Cidadania.
Veja também
Últimas notícias
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Homem é preso por receptação e adulteração de sinal identificador em União dos Palmares
Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate branco da Lacta; entenda
Banda da Polícia Militar de Alagoas anuncia estreia do projeto “Caravana Musical” em Maragogi
Criminosos usando fardas de gari executam homem dentro de depósito em Maceió
Governo de AL concede desconto na renovação de outorga dos transportes complementares
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
