Reitor da Ufal apresenta carta-proposta dos movimentos sociais ao Fecoep
Documento chama a atenção para criação de plano emergencial aos mais vulneráveis

O reitor Josealdo Tonholo levou carta-proposta ratificada por mais de 100 grupos e movimentos sociais, além de entidades de classe, para apreciação dos membros Conselho Integrado de Políticas de Inclusão Social (Cipis) – gerenciador do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) – em defesa da criação do plano emergencial de assistência aos alagoanos mais vulneráveis no campo e na cidade. A reunião foi realizada realizada na quarta-feira (19).
“Nós temos que enxergar a pobreza e a extrema pobreza em Alagoas nesse momento de pandemia, e por isso, a proposta de discutir qual melhor maneira de auxiliar os mais desassistidos. Nosso entendimento não é o de transpor critérios generalísticos, mas sim critérios da realidade alagoana”, disse Tonholo.
A proposta do plano emergencial é dar sustentabilidade aos recursos do Fecoep atendendo, principalmente, pessoas sem cadastros oficiais dos governos. Durante a reunião foi aprovada a minuta e também a criação do Grupo de Trabalho com representação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-Al) e do Governo Estadual.
Ainda de acordo com o reitor, a Universidade vai coordenar o grupo com exercício integrado entre os movimentos sociais, o Conselho e secretarias afins com a participação de setores organizados da sociedade civil. “Dessa forma, vamos estabelecer a metodologia adequada para executar ações a partir dos pleitos dos grupos sociais. Trata-se de propor a forma de trabalho, e não de executar um projeto fechado si, já posto. Vamos construir coletivamente o projeto”, pontuou Tonholo.
Você pode conferir o documento aqui.
Defesa do Fundo
Em junho, o reitor Josealdo Tonholo reafirmou o compromisso social da Ufal junto aos movimentos sociais, na defesa do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) e combate às discrepâncias sociais duramente vividas em Alagoas por pessoas em situação de extrema pobreza, vulneráveis, e também em situação de rua, agravadas pela situação de pandemia do Coronavírus.
Veja também
Últimas notícias

Morre Anita Studer, responsável pela maior reflorestação do Brasil em Alagoas, na Reserva de Pedra Talhada

Jovem de 23 anos é baleado na cabeça em tentativa de homicídio na Chã da Jaqueira

Alfredo Gaspar endurece na CPMI: “Não vai ter trégua para quem saqueou aposentados e pensionistas”

Alagoas completa 208 anos neste dia 16 com avanços em Integridade e Compliance

Maceió recebe Corrida 100% Você com Bell Marques no aniversário de 208 anos de Alagoas

Moraes pede explicações sobre escolta que levou Bolsonaro ao hospital
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
