Reitor da Ufal apresenta carta-proposta dos movimentos sociais ao Fecoep
Documento chama a atenção para criação de plano emergencial aos mais vulneráveis
O reitor Josealdo Tonholo levou carta-proposta ratificada por mais de 100 grupos e movimentos sociais, além de entidades de classe, para apreciação dos membros Conselho Integrado de Políticas de Inclusão Social (Cipis) – gerenciador do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) – em defesa da criação do plano emergencial de assistência aos alagoanos mais vulneráveis no campo e na cidade. A reunião foi realizada realizada na quarta-feira (19).
“Nós temos que enxergar a pobreza e a extrema pobreza em Alagoas nesse momento de pandemia, e por isso, a proposta de discutir qual melhor maneira de auxiliar os mais desassistidos. Nosso entendimento não é o de transpor critérios generalísticos, mas sim critérios da realidade alagoana”, disse Tonholo.
A proposta do plano emergencial é dar sustentabilidade aos recursos do Fecoep atendendo, principalmente, pessoas sem cadastros oficiais dos governos. Durante a reunião foi aprovada a minuta e também a criação do Grupo de Trabalho com representação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-Al) e do Governo Estadual.
Ainda de acordo com o reitor, a Universidade vai coordenar o grupo com exercício integrado entre os movimentos sociais, o Conselho e secretarias afins com a participação de setores organizados da sociedade civil. “Dessa forma, vamos estabelecer a metodologia adequada para executar ações a partir dos pleitos dos grupos sociais. Trata-se de propor a forma de trabalho, e não de executar um projeto fechado si, já posto. Vamos construir coletivamente o projeto”, pontuou Tonholo.
Você pode conferir o documento aqui.
Defesa do Fundo
Em junho, o reitor Josealdo Tonholo reafirmou o compromisso social da Ufal junto aos movimentos sociais, na defesa do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) e combate às discrepâncias sociais duramente vividas em Alagoas por pessoas em situação de extrema pobreza, vulneráveis, e também em situação de rua, agravadas pela situação de pandemia do Coronavírus.
Veja também
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
