Reitor da Ufal apresenta carta-proposta dos movimentos sociais ao Fecoep
Documento chama a atenção para criação de plano emergencial aos mais vulneráveis
O reitor Josealdo Tonholo levou carta-proposta ratificada por mais de 100 grupos e movimentos sociais, além de entidades de classe, para apreciação dos membros Conselho Integrado de Políticas de Inclusão Social (Cipis) – gerenciador do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) – em defesa da criação do plano emergencial de assistência aos alagoanos mais vulneráveis no campo e na cidade. A reunião foi realizada realizada na quarta-feira (19).
“Nós temos que enxergar a pobreza e a extrema pobreza em Alagoas nesse momento de pandemia, e por isso, a proposta de discutir qual melhor maneira de auxiliar os mais desassistidos. Nosso entendimento não é o de transpor critérios generalísticos, mas sim critérios da realidade alagoana”, disse Tonholo.
A proposta do plano emergencial é dar sustentabilidade aos recursos do Fecoep atendendo, principalmente, pessoas sem cadastros oficiais dos governos. Durante a reunião foi aprovada a minuta e também a criação do Grupo de Trabalho com representação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-Al) e do Governo Estadual.
Ainda de acordo com o reitor, a Universidade vai coordenar o grupo com exercício integrado entre os movimentos sociais, o Conselho e secretarias afins com a participação de setores organizados da sociedade civil. “Dessa forma, vamos estabelecer a metodologia adequada para executar ações a partir dos pleitos dos grupos sociais. Trata-se de propor a forma de trabalho, e não de executar um projeto fechado si, já posto. Vamos construir coletivamente o projeto”, pontuou Tonholo.
Você pode conferir o documento aqui.
Defesa do Fundo
Em junho, o reitor Josealdo Tonholo reafirmou o compromisso social da Ufal junto aos movimentos sociais, na defesa do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) e combate às discrepâncias sociais duramente vividas em Alagoas por pessoas em situação de extrema pobreza, vulneráveis, e também em situação de rua, agravadas pela situação de pandemia do Coronavírus.
Veja também
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
