Caso Mari Ferrer: OAB pede regra para gravar audiências
Ofício também foi enviado ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux
A Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina enviou um ofício aos presidentes do Conselho Nacional da Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, requerendo a edição de uma normativa que determine a gravação integral de todos os atos processuais praticados no âmbito do Poder Judiciário. Segundo a entidade, o pedido foi feito por causa da repercussão das cenas da audiência do caso Mariana Ferrer.
De acordo com a entidade, a intenção é tornar norma nacional a gravação de áudio e vídeo das audiências, como já acontece nos tribunais de Santa Catarina. Em nota, a OAB/SC informa que o argumento levado ao CNJ é o mesmo apresentado à Justiça Trabalhista em Santa Catarina, levando em conta a garantia de proteção às prerrogativas e aos direitos de todas as partes envolvidas no processo no caso de eventuais incidentes.
O julgamento do caso de estupro envolvendo a influenciadora digital, de 23 anos, ganhou repercussão após a divulgação de trechos da audiência. Nas imagens, é possível ver o momento em que o advogado Cláudio Gastão da Rosa Filho, defensor do acusado André de Camargo Aranha, aparece dizendo que "jamais teria uma filha no nível" de Mariana. A íntegra do vídeo mostra que Gastão Filho foi ríspido com a jovem em outras ocasiões.
"Acreditamos que o caso concreto (Mariana Ferrer) demonstra cabalmente que a gravação integral de todos os atos processuais no âmbito do Poder Judiciário permite a apuração e o esclarecimento de fatos, direitos e, ainda, oportuniza a plena defesa das prerrogativas profissionais dos advogados e das garantias dos jurisdicionados", destacou o presidente da OAB/SC, Rafael Horn.
Últimas notícias
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
MPAL firma acordos para recuperar áreas degradadas da Caatinga em Traipu e garantir R$ 210 mil em indenizações
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
