Eleições

Com bases em Arapiraca e Maceió, Policia Civil utilizará equipamento de identificação criminal nas eleições

O equipamento servirá para verificação de identificação por coleta de digitais e confirmação de documento de identidade (RG)

Por 7Segundos com Assessoria 06/11/2020 14h02
Com bases em Arapiraca e Maceió, Policia Civil utilizará equipamento de identificação criminal nas eleições
Equipamento de Identificação Criminal Móvel será utilizado nas eleições 2020 - Foto: Assessoria Policia Civil - AL

A Polícia Civil de Alagoas terá equipamento de Identificação Criminal Móvel, on-line, com biometria, para ser usado nas eleições deste ano. O equipamento servirá para verificação de identificação por coleta de digitais e confirmação de documento de identidade (RG). De acordo com a policia civil, dois postos fixos estarão funcionando durante as eleições, sendo um em Arapiraca e outro em Maceió.

Na cidade de Arapiraca, Agreste do Estado, o posto fixo vai ficar localizado na Central de Policia Civil, onde funciona a Delegacia Regional. Em Maceió, o posto vai funcionar no Núcleo de Identificação, situado na Central de Flagrantes, no bairro do Farol.

Além deles, será utilizado um terminal móvel, que auxiliará nos casos de crimes de uso de documento falso e falsidade ideológica, durante o pleito eleitoral.

Policiais civis do Núcleo de Identificação Criminal, da Polícia Civil, que passou para a supervisão da Gerência de Polícia Judiciária da Região 1 (GPJ-1), dirigida pela delegada Bárbara Arraes, estarão de plantão durante todo o horário de votação, nos dois turnos de votação, em 15 e 29 de novembro, auxiliando as delegacias de polícia e a Justiça eleitoral nos casos de dúvidas em relação a identidade dos eleitores.

Esses casos serão imediatamente checados e confirmados por biometria, junto ao Instituto de Identificação do Estado.

Alagoas é o primeiro estado do Brasil a implantar o sistema de biometria criminal nas eleições. Ele irá auxiliar a Polícia Judiciária nos procedimentos de eventuais crimes eleitorais.

O sistema de Identificação Criminal tem sido desenvolvido e aperfeiçoado na PC alagoana, através do coordenador do Núcleo, Overlack Alessandro, depois de uma parceria assinada pelo delegado-geral Paulo Cerqueira e pela Perícia Oficial.