Processo de Luciano no TRE pode ser julgado ainda este mês
Julgamento não deve ultrapassar dia 18 de dezembro
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pretende julgar a ação que pede a cassação do registro de candidatura de Luciano Barbosa (sem partido) ainda este mês. Conforme informação da assessoria, apesar de o processo ainda não estar na pauta, a expectativa é que o julgamento aconteça antes do segundo turno das eleições em Maceió, marcada para o próximo dia 29.
Mesmo que o julgamento não aconteça no mês de novembro, não deverá ultrapassar o dia 18 de dezembro, que é o prazo final para a diplomação dos prefeitos eleitos.
Em entrevistas à rádio 91,5FM, tanto Luciano Barbosa como o advogado dele Fábio Gomes sustentam que o processo movido pela Executiva estadual do MDB com o objetivo de anular os efeitos da convenção partidária realizada pelo diretório municipal em 15 de setembro - que além de escolher Barbosa e Rute Nezinho (PL) para a majoritária, definiu também a chapa proporcional - deve ser decidida em favor do candidato, que obteve 54% dos votos, contra 19% da segunda colocada, Fabiana Pessoa (Republicanos), que tentava a reeleição.
"Conforme o artigo sétimo da Lei das Eleições, esse tipo de intervenção do MDB Estadual no diretório municipal não está prevista. então deve prevalecer a vontade dos convencionais municipais", afirmou o advogado. A lei nº 9.504 de 1997, a que ele se refere estabelece as normas para a escolha e substituição de candidatos e a formação de coligações.
E mesmo que ocorra uma derrota no TRE, o advogado afirma que pode encaminhar recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), solicitando uma tutela de efeito suspensivo, para garantir a Barbosa e aos vereadores que alcançaram o coeficiente eleitoral nas urnas possam ser diplomados. "Mas isso é pouco provável de acontecer. A matéria é simples e vamos sair vitoriosos", destacou.
Luciano Barbosa preferiu focar nos projetos que pretende colocar em prática durante a entrevista, mas admitiu que tem pressa para que a situação seja decidida. "É o direito de qualquer um impugnar, embora seja óbvio que o motivo não se sustenta", afirmou, com convicção.
Projetos
Sobre os projetos, Luciano Barbosa afirmou que pretende reativar o plano para a instalação do VLT em Arapiraca, com o objetivo de estruturar o transporte público. Ele afirmou ainda que pretende fazer concurso público, aumentar o número de creches e também dotar as unidades de ensino das condições sanitárias necessárias para o retorno às aulas.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
