Processo de Luciano no TRE pode ser julgado ainda este mês
Julgamento não deve ultrapassar dia 18 de dezembro

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pretende julgar a ação que pede a cassação do registro de candidatura de Luciano Barbosa (sem partido) ainda este mês. Conforme informação da assessoria, apesar de o processo ainda não estar na pauta, a expectativa é que o julgamento aconteça antes do segundo turno das eleições em Maceió, marcada para o próximo dia 29.
Mesmo que o julgamento não aconteça no mês de novembro, não deverá ultrapassar o dia 18 de dezembro, que é o prazo final para a diplomação dos prefeitos eleitos.
Em entrevistas à rádio 91,5FM, tanto Luciano Barbosa como o advogado dele Fábio Gomes sustentam que o processo movido pela Executiva estadual do MDB com o objetivo de anular os efeitos da convenção partidária realizada pelo diretório municipal em 15 de setembro - que além de escolher Barbosa e Rute Nezinho (PL) para a majoritária, definiu também a chapa proporcional - deve ser decidida em favor do candidato, que obteve 54% dos votos, contra 19% da segunda colocada, Fabiana Pessoa (Republicanos), que tentava a reeleição.
"Conforme o artigo sétimo da Lei das Eleições, esse tipo de intervenção do MDB Estadual no diretório municipal não está prevista. então deve prevalecer a vontade dos convencionais municipais", afirmou o advogado. A lei nº 9.504 de 1997, a que ele se refere estabelece as normas para a escolha e substituição de candidatos e a formação de coligações.
E mesmo que ocorra uma derrota no TRE, o advogado afirma que pode encaminhar recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), solicitando uma tutela de efeito suspensivo, para garantir a Barbosa e aos vereadores que alcançaram o coeficiente eleitoral nas urnas possam ser diplomados. "Mas isso é pouco provável de acontecer. A matéria é simples e vamos sair vitoriosos", destacou.
Luciano Barbosa preferiu focar nos projetos que pretende colocar em prática durante a entrevista, mas admitiu que tem pressa para que a situação seja decidida. "É o direito de qualquer um impugnar, embora seja óbvio que o motivo não se sustenta", afirmou, com convicção.
Projetos
Sobre os projetos, Luciano Barbosa afirmou que pretende reativar o plano para a instalação do VLT em Arapiraca, com o objetivo de estruturar o transporte público. Ele afirmou ainda que pretende fazer concurso público, aumentar o número de creches e também dotar as unidades de ensino das condições sanitárias necessárias para o retorno às aulas.
Veja também
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
