[Vídeo] Durante manifestação Sinteal cobra solução urgente para o pagamento dos salários
Câmara ainda vai analisar pedido do Executivo de suplementação orçamentária
![[Vídeo] Durante manifestação Sinteal cobra solução urgente para o pagamento dos salários](https://img.7segundos.com.br/FVWapZ5TfVRKPKn3zVSMo7iLEfU=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/sinteal-capa-valendo.jpg)
Na manhã desta quinta-feira (03) professores e técnicos administrativos da educação municipal realizaram uma manifestação em frente a entrada principal da sede da Prefeitura de Arapiraca, localizada no bairro Santa Edwiges. O categoria exige que o executivo municipal e o legislativo apontem uma solução urgente para o pagamento dos salários.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Alagoas (Sinteal) Regional Arapiraca, Paulo Henrique, durante entrevista ao Portal 7Segundos, afirmou que o atraso no pagamentos dos servidores ativos , inativos e pensionistas já está causando problemas à categoria.
De acordo com o sindicalista, o poder executivo é o grande responsável por essa situação pois é quem faz o pagamento, pois deveria com antecedência enviar o pedido da suplementação orçamentária à Câmara Municipal de Arapiraca.
Paulo Henrique também ressaltou que os vereadores não devem medir esforços para avaliar o pedido e colocar a pauta o mais rápido possível em votação no plenário da Casa Herbene Melo.
" É importante deixar claro que não é apenas uma questão financeira, pois há recuros no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Basica (Fundeb). O problema é que gestora já ultrapassou a previsão orçamentária de 2020, e para continuar o exercício é preciso a suplementação orçamentária que deve ser aprovada pelos vereadores", explicou.
O presidente do Sinteal / Arapiraca disse que a categoria cobra um entendimento e apontou que uma das soluções que podem ser discutidas pelos dois poderes é a readequação do percentual no limite do pagamento das folhas dos servidores, bem como nas transferências constitucionais dos 15% dos recursos da saúde. O que não pode é o município ficar desassistido e prejudicar não só a categoria, mas também outros setores da economia local.

Paulo Henrique afirmou ainda que se houve desorganização e falta de gerência do poder executivo, que a Câmara de Vereadores cobre essa postura efetiva.
" Os vereadores dizem que estão preocupados mas na sessão da última terça-feira (01), esse assunto não entrou em pauta na Câmara Municipal. O município gasta os recursos sei lá de que forma e quem paga são os servidores. A situação já está insustentável, nós vamos continuar realizando atos para denunciar os atos da política vergonhosa que acontece no nosso município", finalizou o presidente.
Entenda o caso
A prefeitura de Arapiraca afirmou que tem recursos mas precisa da aprovação urgente do Projeto de Lei n°22/2020, que trata do Orçamento Suplementar do Município, encaminhado para apreciação da Câmara Municipal.
Já o Legislativo Municipal informou que o município não solicitou essa aprovação com antecedência e agora precisa analisar detalhadamente o pedido de aprovação de R$ 81 milhões.
Veja também
Últimas notícias

Motociclista morre em grave acidente na Avenida Dr. Júlio Marques Luz

Plano de Israel para Gaza pode gerar “nova calamidade”, alerta ONU

Relator do Orçamento quer flexibilizar arcabouço fiscal de Haddad

Médico avalia quadro de saúde de Faustão após novos transplantes

Adolescente é salvo pelo primo após se engasgar com achocolatado em Fortaleza

PF recebe 2 mil produtos irregulares apreendidos em operação contra cigarros eletrônicos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
