[Vídeo] Durante manifestação Sinteal cobra solução urgente para o pagamento dos salários
Câmara ainda vai analisar pedido do Executivo de suplementação orçamentária
![[Vídeo] Durante manifestação Sinteal cobra solução urgente para o pagamento dos salários](https://img.7segundos.com.br/FVWapZ5TfVRKPKn3zVSMo7iLEfU=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/sinteal-capa-valendo.jpg)
Na manhã desta quinta-feira (03) professores e técnicos administrativos da educação municipal realizaram uma manifestação em frente a entrada principal da sede da Prefeitura de Arapiraca, localizada no bairro Santa Edwiges. O categoria exige que o executivo municipal e o legislativo apontem uma solução urgente para o pagamento dos salários.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Alagoas (Sinteal) Regional Arapiraca, Paulo Henrique, durante entrevista ao Portal 7Segundos, afirmou que o atraso no pagamentos dos servidores ativos , inativos e pensionistas já está causando problemas à categoria.
De acordo com o sindicalista, o poder executivo é o grande responsável por essa situação pois é quem faz o pagamento, pois deveria com antecedência enviar o pedido da suplementação orçamentária à Câmara Municipal de Arapiraca.
Paulo Henrique também ressaltou que os vereadores não devem medir esforços para avaliar o pedido e colocar a pauta o mais rápido possível em votação no plenário da Casa Herbene Melo.
" É importante deixar claro que não é apenas uma questão financeira, pois há recuros no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Basica (Fundeb). O problema é que gestora já ultrapassou a previsão orçamentária de 2020, e para continuar o exercício é preciso a suplementação orçamentária que deve ser aprovada pelos vereadores", explicou.
O presidente do Sinteal / Arapiraca disse que a categoria cobra um entendimento e apontou que uma das soluções que podem ser discutidas pelos dois poderes é a readequação do percentual no limite do pagamento das folhas dos servidores, bem como nas transferências constitucionais dos 15% dos recursos da saúde. O que não pode é o município ficar desassistido e prejudicar não só a categoria, mas também outros setores da economia local.

Paulo Henrique afirmou ainda que se houve desorganização e falta de gerência do poder executivo, que a Câmara de Vereadores cobre essa postura efetiva.
" Os vereadores dizem que estão preocupados mas na sessão da última terça-feira (01), esse assunto não entrou em pauta na Câmara Municipal. O município gasta os recursos sei lá de que forma e quem paga são os servidores. A situação já está insustentável, nós vamos continuar realizando atos para denunciar os atos da política vergonhosa que acontece no nosso município", finalizou o presidente.
Entenda o caso
A prefeitura de Arapiraca afirmou que tem recursos mas precisa da aprovação urgente do Projeto de Lei n°22/2020, que trata do Orçamento Suplementar do Município, encaminhado para apreciação da Câmara Municipal.
Já o Legislativo Municipal informou que o município não solicitou essa aprovação com antecedência e agora precisa analisar detalhadamente o pedido de aprovação de R$ 81 milhões.
Veja também
Últimas notícias

Curso de Restaurante e Bar - EJA abre inscrições no Ifal Maragogi

Homem é socorrido após barra de supino despencar sobre o peito em Maceió

Arapiraca recebe carreta da saúde da mulher para oferta de exames gratuitos pelo SUS

ALE concede Título de Cidadã Honorária à primeira-dama de Maceió, Marina Cândia

Prefeita Tia Júlia realiza visita técnica às obras do Hospital Regional de Palmeira dos Índios
Marina Cândia recebe o título de Cidadã Honorária de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
