'Volta pai', escreve filho no gramado para agricultor com Covid-19 internado em UTI no RS
Alvaro Bernardes Camargo, de 63 anos, está há 44 dias internado no Hospital São Lucas da PUC, em Porto Alegre. Mensagem foi feita durante os 24 dias em que ele precisou ficar entubado e família não tinha contato com o produtor rural
A angústia por uma notícia sobre o estado de saúde do agricultor Alvaro Bernardes Camargo, de 63 anos, internado na UTI com Covid-19, fez Afonso Schifino Camargo, de 36 anos, escrever no gramado de casa 'volta pai', em Palmares do Sul, a 90km de Porto Alegre.
"Eu escrevi cortando grama. A gente ficava esperando [o boletim médico]. Foi num dia em que eu estava esperando e deram a notícia de que não tinham conseguido tirar o tubo dele. Daí é muito choro, muito desespero, muito complicado esses 24 dias que ele ficou entubado. Escrevi na grama, em letras grandes, pra dar uma força, passar uma energia boa para ele".
O produtor rural testou positivo para a doença no início de novembro e está há 44 dias internado no Hospital São Lucas da PUC. Alvaro deixou a UTI no dia 21 de dezembro, mas segue no hospital.
"Quando ele viu a foto da grama se emocionou. Minha irmã, que estava com ele, me ligou e ele falou poucas palavras: 'muito obrigado, filho'. Fiz aquele escrito todo torno, sem muito planejamento, mas a mensagem deu certo", contou Afonso ao G1.
Pai de quatro filhos, avó de três netos, e casado há 37 anos com a Alzira Schifino Camargo, de 63 anos, Alvaro planta arroz e soja em Capivari do Sul. O filho conta que o pai precisou ser internado no dia 13 de novembro e logo foi entubado, mas apresentou melhoras depois que a família conseguiu uma permissão para ver ele, mesmo na UTI.
"Isso prova que a nossa presença ao lado dele é muito importante. Essa doença, o coronavírus, tem os protocolos que os familiares não podem ficar perto, isso dificulta muito", disse.
Ainda em recuperação, Alvaro se comunica com dificuldade, mas já pode receber a visita de familiares.
"Hoje [domingo (27)] eu estou aqui com ele. Não se lembra de muita coisa da UTI, lembra do dia que estava sem oxigênio. Disse que foi meio complicado, foi faltando ar, e até achou que poderia morrer", conta Afonso.
O Natal da família Camargo não teve a presença física do pai, que passou a noite com um dos filhos no hospital, mas contou com a torcida de todos, mesmo à distância. "Foi difícil passar o Natal longe dele. Ele é muito família. Ele está se recuperando bem, em breve, daqui uns 10 dias, ele vai pra casa".
Sobre a recuperação do pai e a ansiedade de voltar a ter ele em casa no início de 2021, Afonso diz que a sensação é "espetacular".
"O melhor presente da minha vida".

Alvaro (à esquerda) com a família em Palmares do Sul. — Foto: Arquivo pessoal
Últimas notícias
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Homem assalta adolescente, é perseguido por moradores e escapa de linchamento em Arapiraca
Pai relata detalhes sobre morte do filho em Coruripe; companheira é a principal suspeita
Pesquisa aponta aprovação de 77% à gestão da prefeita Márcia Cavalcante em São Luís do Quitunde
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
