Vacina de Oxford tem eficácia de 100% e deve ser aprovada nesta semana
Entre as vacinas já aprovadas para uso na população, a da Pfizer/BioNTech tem eficácia de 95%, enquanto a da Moderna é de 94%. Segundo a Rússia, a Sputnik V tem eficácia de 91,4%

Em uma entrevista ao jornal britânico “The Sunday Times” o CEO da empresa farmacêutica AstraZeneca, Pascal Soriot, afirmou que sua vacina contra Covid-19 deve ser aprovada pelo Reino Unido “nesta semana”. Mais conhecida como a “Vacina de Oxford”, a AZD 1222 tem vantagens sobre a formulação da Pfizer/BioNTech, já em uso em vários países.
Entre elas estão o custo mais baixo, cerca de US$ 4 (R$ 20,87) por dose, e a maior facilidade no armazenamento. Enquanto a concorrente precisa ser armazenada em câmaras frias a -70 °C, a vacina de Oxford pode ser armazenado nas mesmas geladeiras usadas para vacinas comuns, com temperaturas de 2 a 8 °C.
Em novembro a AstraZeneca anunciou que a vacina de Oxford tinha eficácia de 62% em voluntários que receberam duas doses e 90% em quem recebeu meia dose, seguida de uma dose completa. Após admitir que o segundo regime de aplicação foi resultado de um “erro humano”, a farmacêutica prometeu apresentar resultados de testes extras.
Segundo Soriot, os novos resultados mostram que a vacina de Oxford tem eficácia de “100%” na prevenção de casos graves de Covid-19. Entre as vacinas já aprovadas para uso na população, a da Pfizer/BioNTech tem eficácia de 95%, enquanto a da Moderna é de 94%. Segundo a Rússia, a Sputnik V tem eficácia de 91,4%.

Idosa que reside em asilo foi a primeira vacinada na Costa Rica. Crédito: Casa Presidencial de Costa Rica
Nova mutação
Uma nova variante do vírus Sars-CoV-2 encontrada no final de outubro preocupa autoridades de saúde, pois pode ser até 70% mais contagiosa do que a cepa original. A descoberta levou mais de 40 países a proibir a entrada de pessoas vindas do Reino Unido, onde a mutação está em circulação e se espalha “com velocidade assustadora”.
Questionado sobre a eficácia da vacina de Oxford contra esta variante do vírus, Soriot afirmou: “pensamos por ora que a vacina deve continuar a ser eficaz. Mas não podemos ter certeza, então faremos alguns testes”.
O executivo garante que novas versões da vacina estão sendo preparadas caso a atual não seja eficaz em gerar uma resposta imunológica contra a mutação, mas espera que não sejam necessárias: “Você tem que estar preparado”, disse.
Últimas notícias

Alagoas propõe nova política de educação profissional e prioriza alunos da rede pública

Bombeiros de Alagoas participam de Simulado Operacional do Nordeste

PM prende em Maceió homem que estava foragido há 16 anos pelo crime de homicídio

Clube do Servidor será palco da Copa da Liga Arapiraquense de Futsal neste fim de semana

Polícia Civil prende homem acusado de estupro contra adolescente em Carneiros
Alta hospitalar para a morte? MP denuncia abandono de pacientes sem condições de autocuidado em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
