Em Maceió, cadastros de gestantes e crianças com Zika Vírus no cartão CRIA, começam dia 22
Data, firmada entre secretários de Assistência Social do estado e do município, define também o início do cronograma de cadastramento dos demais grupos beneficiários

Foi oficializado nesta terça-feira (9) o início do cadastro dos grupos beneficiários do Cartão CRIA em Maceió. A partir do dia 22 de fevereiro, gestantes e crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus serão cadastradas no Programa Criança Alagoana (CRIA). O anúncio foi feito depois de uma reunião entre os secretários estadual e municipal de Assistência Social, que garantiram cooperação para que as 60 mil famílias, que têm direito ao cartão na capital, ingressem no Programa até o final de 2021.
A data define também o escalonamento para o cadastro dos demais grupos beneficiários do Cartão CRIA. De acordo com Sílvio Bulhões, Secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, o alinhamento foi necessário para garantir que o cadastramento em Maceió acontecesse de forma ordenada e em sincronia com o calendário estipulado pelo Governo do Estado.
A partir do início dos cadastros de gestantes e crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus, o cronograma seguirá o calendário definido pelo Governo do Estado. Como nos demais municípios de Alagoas, crianças de 0 a 2 anos começam a ser cadastradas no dia 1º de abril, e crianças de até 5 anos terão seu cadastramento realizado a partir do dia 1º de maio. O Programa Cria é permanente, e o cadastro no Cartão CRIA permanecerá aberto de acordo com o limite orçamentário do estado.
“O Programa Criança Alagoana (CRIA) tem data para iniciar em Maceió e sem dúvida será um grande impacto social para Maceió e para todo o Estado. Os nossos CRAS e equipamentos sociais estão prontos para receber as gestantes nessa fase do cadastro", afirmou o Secretário Municipal de Assistência Social, Carlos Jorge.
Segundo informou Aline Poderosa, diretora de Proteção Social Básica e da Transferência de Renda da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), os 16 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa) e a sede do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e do Programa Bolsa Família (PBF) estão preparados para receber o público beneficiário do Cartão CRIA.
O secretário Sílvio Bulhões também colocou à disposição do município de Maceió a equipe técnica da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) para auxiliar a SEMAS no uso do Sistema CRIA. “Já havíamos feito duas capacitações com a Assistência Social de Maceió, mas, se necessário, faremos nossas reuniões para que tudo funcione com presteza”, afirmou Bulhões.
Veja também
Últimas notícias

Homem fica ferido após ser atropelado por carro em Arapiraca

Sete casos de violência contra a mulher são registrados em Maceió e região entre o sábado (29) e a madrugada de domingo (30)

Veículo capota e deixa homem de 32 anos ferido em Marechal Deodoro

Adolescente de 17 anos fica ferido após acidente entre carro e moto em Maragogi

Moraes concede prisão domiciliar a condenado com câncer, pelo ato golpista do 8 de janeiro

Homem é preso após ameaçar de morte e agredir pai e avó em Tanque D'Arca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
