Violência

Guarda armado tem surto e aterroriza pacientes em UPA

A confusão começou após um jovem se recusar a colocar a mascara de forma correta.

Por Veja 15/03/2021 18h06
Guarda armado tem surto e aterroriza pacientes em UPA
Guarda Civil Municipal agride paciente em UPA Praia Grande - Foto: Reprodução/Web

Um guarda civil municipal ameaçou e agrediu pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Quietude, em Praia Grande, litoral de São Paulo, na noite de sábado (13). Ele estava fardado e em serviço enquanto aguardava atendimento médico no local. Em certos momentos, o homem utilizou a arma da corporação para cometer as ameaças.

A confusão se instaurou quando pacientes que estavam na fila para o acolhimento requisitaram que o guarda colocasse de forma correta a máscara facial de proteção contra a Covid-19. Ele estava com a máscara no queixo, alegam testemunhas.

O homem chegou acompanhado de outros dois colegas, também fardados, por volta de 20h. Ele não teve seu nome revelado e, segundo as autoridades, estava no local para ser atendido após um pico de pressão alta durante o serviço. Uma testemunha, que preferiu não se identificar, em entrevista ao G1, relatou que o homem já chegou na unidade de saúde aparentando irritação.

Uma jovem paciente que pedia a ele que colocasse o equipamento de segurança corretamente foi alvo de xingamentos pelo guarda. Após a insistência, ele a agrediu. Confira no vídeo abaixo cenas do tumulto e da agressão, a partir do minuto 1:00.