Jó Pereira alerta para possibilidade de paralisação das obras do Canal do Sertão
Na Assembleia, deputada afirma que relatório aponta irregularidades graves

A deputada Jó Pereira (MDB) alertou, na sessão da Assembleia Legislativa desta terça-feira (23), para a possibilidade do eventual bloqueio da execução física, orçamentária e financeira da construção do Canal do Sertão em Alagoas, no Orçamento da União para 2021. A recomendação pelo bloqueio é do Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras e Serviços com Indícios de Irregularidades Graves (COI), coordenado pelo deputado federal Ruy Carneiro (PSDB-PB).
A parlamentar chamou a atenção para o fato de, segundo reportagem da Agência Câmara, o bloqueio ter sido sugerido em relatório do próprio Tribunal de Contas da União (TCU), encaminhado este ano.
“Preocupa-me bastante também que essa sugestão esteja em relatório enviado pelo TCU e deixo o alerta para a bancada federal, que deve contribuir na apuração dos fatos e não permitir a descontinuidade da obra. O Governo do Estado também precisa mostrar a importância do Canal do Sertão para Alagoas. Os alagoanos não podem, nem merecem ser punidos com a descontinuidade de uma obra tão essencial”, frisou.
Antes de fazer o alerta, em aparte ao pronunciamento do deputado Inácio Loiola sobre o Dia Mundial da Água, Jó já havia falado na importância do Canal do Sertão, lembrando que se trata da maior obra estratégica para desenvolvimento e para garantia hídrica do estado de Alagoas.
“É necessário que esse Parlamento fale sempre sobre o Canal, que tem que ser concluído. Não podemos ter nenhum quilômetro a menos”, pontuou, acrescentando a necessidade de avanços e investimentos na manutenção e na produtividade do Canal do Sertão, e de priorizar projetos complementares às obras concluídas.
Após o aparte, Jó destacou que o comitê proposto por Loiola para o acompanhamento dos investimentos no Canal do Sertão já tem uma meta clara: defender a continuidade da obra.
Outras obras
Além do Canal do Sertão, após analisar as informações enviadas pelo TCU, o COI recomendou o bloqueio de outras seis obras e serviços na proposta orçamentária para 2021: a adequação de trecho da BR-116 na Bahia; a construção da BR-040 no Rio de Janeiro; a ampliação da BR-290 no Rio Grande do Sul; a implantação do BRT em Palmas (TO); investimentos na Ferrovia Transnordestina; e a construção do sistema adutor do Ramal do Piancó, na Paraíba.
Últimas notícias

Novo questiona Itamaraty após Moraes suspender extradição de traficante por ‘reciprocidade’

Acidente entre carro e moto deixa homem morto na BR-316 em Canapi

Cibele Moura propõe campanha de conscientização para emissão de RG em recém-nascidos
Buscas pela adolescente Ana Beatriz, desaparecida em Maceió, são retomadas

Clube do Vinil promove cultura, memória e música na Ufal; entrada é gratuita

Operação prende suspeitos de tráfico e apreende veículos em Matriz de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
