Jó Pereira alerta para possibilidade de paralisação das obras do Canal do Sertão
Na Assembleia, deputada afirma que relatório aponta irregularidades graves
A deputada Jó Pereira (MDB) alertou, na sessão da Assembleia Legislativa desta terça-feira (23), para a possibilidade do eventual bloqueio da execução física, orçamentária e financeira da construção do Canal do Sertão em Alagoas, no Orçamento da União para 2021. A recomendação pelo bloqueio é do Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras e Serviços com Indícios de Irregularidades Graves (COI), coordenado pelo deputado federal Ruy Carneiro (PSDB-PB).
A parlamentar chamou a atenção para o fato de, segundo reportagem da Agência Câmara, o bloqueio ter sido sugerido em relatório do próprio Tribunal de Contas da União (TCU), encaminhado este ano.
“Preocupa-me bastante também que essa sugestão esteja em relatório enviado pelo TCU e deixo o alerta para a bancada federal, que deve contribuir na apuração dos fatos e não permitir a descontinuidade da obra. O Governo do Estado também precisa mostrar a importância do Canal do Sertão para Alagoas. Os alagoanos não podem, nem merecem ser punidos com a descontinuidade de uma obra tão essencial”, frisou.
Antes de fazer o alerta, em aparte ao pronunciamento do deputado Inácio Loiola sobre o Dia Mundial da Água, Jó já havia falado na importância do Canal do Sertão, lembrando que se trata da maior obra estratégica para desenvolvimento e para garantia hídrica do estado de Alagoas.
“É necessário que esse Parlamento fale sempre sobre o Canal, que tem que ser concluído. Não podemos ter nenhum quilômetro a menos”, pontuou, acrescentando a necessidade de avanços e investimentos na manutenção e na produtividade do Canal do Sertão, e de priorizar projetos complementares às obras concluídas.
Após o aparte, Jó destacou que o comitê proposto por Loiola para o acompanhamento dos investimentos no Canal do Sertão já tem uma meta clara: defender a continuidade da obra.
Outras obras
Além do Canal do Sertão, após analisar as informações enviadas pelo TCU, o COI recomendou o bloqueio de outras seis obras e serviços na proposta orçamentária para 2021: a adequação de trecho da BR-116 na Bahia; a construção da BR-040 no Rio de Janeiro; a ampliação da BR-290 no Rio Grande do Sul; a implantação do BRT em Palmas (TO); investimentos na Ferrovia Transnordestina; e a construção do sistema adutor do Ramal do Piancó, na Paraíba.
Últimas notícias
Polícia do Rio não consegue localizar Pedro, do BBB26
Banco do Nordeste sofre ataque hacker e suspende temporariamente Pix
Deputada Cibele Moura acompanha entrega da nova unidade da Oplit, na Ponta Verde: "Mais segurança para população"
Preso revela detalhes do plano para matar supervisor da base do CRB
Defensoria Pública leva atendimento jurídico gratuito ao Benedito Bentes nesta semana
Polícia Militar prende dois homens por violência doméstica em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
