Tosse por mais de três semanas pode ser tuberculose; saiba o que fazer
É uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões

O mundo tem falado bastante sobre coronavírus, mas outras doenças respiratórias também continuam atingindo a população e precisam ser cuidadas para evitar complicações. Dentre essas doenças está a tuberculose.
Arapiraca conta com um serviço especializado no tratamento da doença, sendo referência em todo o Estado. Mas, o que é tuberculose?
É uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Hoje, 24 de março, é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, doença que mata cerca de 4,5 mil brasileiros anualmente.
De acordo com a enfermeira Walcélia Oliveira, que compõe a equipe responsável pelo tratamento de pacientes com tuberculose, o principal sintoma da doença é tosse seca por tempo prolongado. “O paciente que tá tossindo há mais de três semanas deve procurar sua UBS de referência para poder fazer a investigação do seu caso. Lá o médico solicitará exames e, a depender do resultado, o tratamento é iniciado de imediato”, disse a profissional de Saúde.
Arapiraca conta com tratamento específico para casos mais graves, que é realizado no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), localizado no bairro Santa Edwiges.
“Quando os casos são extrapulmonares ou quando o paciente tem comorbidades ou resistência medicamentosa, o tratamento é feito pela equipe do CRIA, que conta com médico pneumologista, enfermeiro, farmacêutico e laboratório. Lá eles serão melhor acompanhados e receberão o tratamento adequado.
Fique atento! Tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, pode ser tuberculose. A doença tem cura, desde que tratada adequadamente e por um período mínimo de seis meses.
O tratamento não deve ser abandonado, mesmo com o desaparecimento dos sintomas.
Últimas notícias

Mais de mil celulares roubados já foram devolvidos às vítimas em Alagoas
![[Vídeo] Incêndio atinge subestação de energia em Marechal Deodoro, perto de tubulação de gás](https://img.7segundos.com.br/FV1gHFfmiZRkJHL216rMd3VUPFU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-09-29-at-125014.jpeg)
[Vídeo] Incêndio atinge subestação de energia em Marechal Deodoro, perto de tubulação de gás

Prédio histórico é arrombado e furtado no município de Penedo

Suspeito de participação em tripla tentativa de homicídio no Tabuleiro é preso

Lira deve manter controle sob órgãos federais em AL mesmo com o PP fora do governo Lula

Dantas sai em defesa de Paulão e defende mandato do petista na Câmara dos Deputados
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
