Tosse por mais de três semanas pode ser tuberculose; saiba o que fazer
É uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões

O mundo tem falado bastante sobre coronavírus, mas outras doenças respiratórias também continuam atingindo a população e precisam ser cuidadas para evitar complicações. Dentre essas doenças está a tuberculose.
Arapiraca conta com um serviço especializado no tratamento da doença, sendo referência em todo o Estado. Mas, o que é tuberculose?
É uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Hoje, 24 de março, é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, doença que mata cerca de 4,5 mil brasileiros anualmente.
De acordo com a enfermeira Walcélia Oliveira, que compõe a equipe responsável pelo tratamento de pacientes com tuberculose, o principal sintoma da doença é tosse seca por tempo prolongado. “O paciente que tá tossindo há mais de três semanas deve procurar sua UBS de referência para poder fazer a investigação do seu caso. Lá o médico solicitará exames e, a depender do resultado, o tratamento é iniciado de imediato”, disse a profissional de Saúde.
Arapiraca conta com tratamento específico para casos mais graves, que é realizado no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), localizado no bairro Santa Edwiges.
“Quando os casos são extrapulmonares ou quando o paciente tem comorbidades ou resistência medicamentosa, o tratamento é feito pela equipe do CRIA, que conta com médico pneumologista, enfermeiro, farmacêutico e laboratório. Lá eles serão melhor acompanhados e receberão o tratamento adequado.
Fique atento! Tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, pode ser tuberculose. A doença tem cura, desde que tratada adequadamente e por um período mínimo de seis meses.
O tratamento não deve ser abandonado, mesmo com o desaparecimento dos sintomas.
Últimas notícias

CSE conquista a Copa Alagoas com vitória nos pênaltis e garante vaga na série D de 2026

Grave acidente na AL-115 deixa três mortos e dois feridos, em Arapiraca

Mulher é executada em ataque a domicílio na zona rural de Arapiraca

Homem é executado a tiros horas após deixar clínica de reabilitação em Arapiraca

PRF apreende ônibus clandestino com destino a Alagoas em rodovia do Paraná

Mulher é resgatada por Polícia Militar ao tentar pular de viaduto em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
