[Vídeo] Prefeito e vereadores de Craíbas se reúnem com a Vale Verde para discutir construção de barragem e falta de água
Gestores demonstraram preocupação com impacto ambiental e para as famílias que residem próximo à área de barragem
O prefeito Teófilo Pereira (PP) e os vereadores de Craíbas tiveram uma reunião com a direção da Mineradora Vale Verde (MVV), que prevê para o início do segundo semestre o início da extração de minério concentrado de cobre no Projeto Serrote.
No encontro, o prefeito e os parlamentares demonstraram preocupação a respeito do impacto para ambiental e para as famílias que possuem propriedades rurais próximas à área da barragem construída pela MVV.
“Tivemos essa reunião porque eles estão causando danos ao meio ambiente e a gente quer saber da Vale o que eles irão fazer de compensação ambiental para o município de Craíbas, devido essa degradação”, afirmou Pereira, ressaltando que o município mantém parceira com a MVV “para o bem estar do município de Craíbas”.
Segundo o prefeito, há uma preocupação muito grande por parte do município sobre a segurança da barragem construída pela mineradora, além de reclamações referentes à falta de água no município. De acordo com ele, a interrupção no serviço se tornou mais frequente após a instalação de uma adutora para o projeto Serrote.

“A reunião foi para tratar justamente disso, da compensação ambiental no município, da barragem, o problema da água também”, declarou, esclarecendo que ficou marcada para a próxima semana, uma reunião entre a prefeitura, Câmara, Vale Verde e a Casal, para discutir meios para amenizar a falta de água no município.
Segundo o presidente de Câmara de Vereadores, Nando Rosendo (MDB), 67 famílias serão impactadas diretamente pela barragem que está sendo construída, porque as terras perderão valor comercial. O parlamentar declarou ter pedido aos diretores da MVV definirem uma maneira de indenizar essas famílias.
“Essa reunião foi provocada pelo pessoal da mineração e nós tratamos da situação da barragem. Eles estão passando as informações, para a gente repassar para a sociedade. Depois daquele episódio da barragem de Brumadinho, a população fica com medo. Eu sei que a MVV está fazendo uma estrutura muito segura, mas a população fica nos perguntando. Também discutimos a situação daquele pessoal que tem seus terrenos perto da barragem. A gente está vendo com a mineradora se tem como tirar esse pessoal do local, definir uma indenização, ou uma troca de propriedade. A gente só não pode deixar o nosso povo na mão”, ressaltou.
Últimas notícias

Morre Luis Fernando Verissimo, aos 88 anos, em Porto Alegre

Polícia apreende grande quantidade de drogas em casa abandonada no centro de Maceió

Polícia apreende arma de fogo e materiais de tráfico no Feitosa

Homem é preso por furto de celular no fórum do Barro Duro

Rodrigo Cunha participa da inauguração da Praça Juvenal Cunha em Arapiraca e emociona com homenagem ao pai

Quilombolas denunciam aumento da violência à FPI do São Francisco
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
