[Vídeo] Prefeito e vereadores de Craíbas se reúnem com a Vale Verde para discutir construção de barragem e falta de água
Gestores demonstraram preocupação com impacto ambiental e para as famílias que residem próximo à área de barragem
O prefeito Teófilo Pereira (PP) e os vereadores de Craíbas tiveram uma reunião com a direção da Mineradora Vale Verde (MVV), que prevê para o início do segundo semestre o início da extração de minério concentrado de cobre no Projeto Serrote.
No encontro, o prefeito e os parlamentares demonstraram preocupação a respeito do impacto para ambiental e para as famílias que possuem propriedades rurais próximas à área da barragem construída pela MVV.
“Tivemos essa reunião porque eles estão causando danos ao meio ambiente e a gente quer saber da Vale o que eles irão fazer de compensação ambiental para o município de Craíbas, devido essa degradação”, afirmou Pereira, ressaltando que o município mantém parceira com a MVV “para o bem estar do município de Craíbas”.
Segundo o prefeito, há uma preocupação muito grande por parte do município sobre a segurança da barragem construída pela mineradora, além de reclamações referentes à falta de água no município. De acordo com ele, a interrupção no serviço se tornou mais frequente após a instalação de uma adutora para o projeto Serrote.

“A reunião foi para tratar justamente disso, da compensação ambiental no município, da barragem, o problema da água também”, declarou, esclarecendo que ficou marcada para a próxima semana, uma reunião entre a prefeitura, Câmara, Vale Verde e a Casal, para discutir meios para amenizar a falta de água no município.
Segundo o presidente de Câmara de Vereadores, Nando Rosendo (MDB), 67 famílias serão impactadas diretamente pela barragem que está sendo construída, porque as terras perderão valor comercial. O parlamentar declarou ter pedido aos diretores da MVV definirem uma maneira de indenizar essas famílias.
“Essa reunião foi provocada pelo pessoal da mineração e nós tratamos da situação da barragem. Eles estão passando as informações, para a gente repassar para a sociedade. Depois daquele episódio da barragem de Brumadinho, a população fica com medo. Eu sei que a MVV está fazendo uma estrutura muito segura, mas a população fica nos perguntando. Também discutimos a situação daquele pessoal que tem seus terrenos perto da barragem. A gente está vendo com a mineradora se tem como tirar esse pessoal do local, definir uma indenização, ou uma troca de propriedade. A gente só não pode deixar o nosso povo na mão”, ressaltou.
Últimas notícias
Arapiquense Cláudio Canuto toma posse na Academia Brasileira Rotária de Letras
Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina, morre aos 73 anos em Belo Horizonte
Segunda superlua do ano acontece nesta semana; veja quando
Maceió lidera geração de empregos formais em Alagoas
Polícia Civil investiga assassinato de homem no bairro do Farol, em Maceió
Suspeitos de roubar celular no Graciliano Ramos são detidos e agredidos por populares
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
