Viral

Documentário mostra como consumo de peixe coloca em risco a vida do oceano

Tudo começa com uma investigação de caça de baleias e golfinhos em uma ilha no Japão

Por Ecoa 02/04/2021 09h09
Documentário mostra como consumo de peixe coloca em risco a vida do oceano
Documentário já está disponível na plataforma de streaming - Foto: Netflix

Imagens de baleias mortas e encalhadas na praia chocam sempre que aparecem na mídia ou nas redes sociais. É mais chocante ainda quando se descobre que, em seus estômagos, há cerca de 100 kg de plástico. Estaria o nosso consumo de garrafas pet, canudos e sacolas plásticas literalmente destruindo a vida nos oceanos? É o que questiona o filme "Seaspiracy - Mar Vermelho" (2021), novo documentário da Netflix.

Apaixonado pela vida marinha desde criança, o cineasta Ali Tabrizi retirava plásticos das praias e fazia doações para ONGs comprometidas em ajudar na limpeza dos oceanos. Acreditando que o plástico que consumimos é o grande vilão na poluição dos mares, ele decidiu fazer um filme para explicar em mais detalhes essa relação. O resultado da investigação que se vê em "Seaspiracy", contudo, é bem mais chocante do que até Ali poderia imaginar. O longa foi indicado por Leonardo Santos, metade do perfil Vegano Periférico, durante sua participação no festival Hora do Planeta, promovido pelo WWF-Brasil em parceria com Ecoa.

Tudo começa com uma investigação de caça de baleias e golfinhos em uma ilha no Japão. A partir dali, as descobertas levam o cineasta a questionar se a responsabilidade pela destruição dos mares não seria da pesca comercial, ou seja, aquela que é responsável por colocar o peixe nos nossos pratos.

Com o documentário, então, acompanhamos toda a peregrinação do britânico Ali Tabrizi para tentar entender mais como os plásticos vão parar nos organismos dos animais marinhos e até mesmo de aves migratórias. É como se estivéssemos fazendo as descobertas junto com ele. Não dá para piscar, se não, perdemos uma série de informações, entre elas, a de que os canudinhos são responsáveis por apenas 0,03% da poluição dos mares.

Tudo é muito dinâmico e bem explicado. São entrevistados pesquisadores e biólogos marinhos que explicam a importância dos animais marinhos para a manutenção do oceano e como ele é fundamental para a vida em terra firme. É em meio a toda essa busca por respostas que Ali chega à conclusão (não há spoiler, pode confiar) de que as redes de pesca comercial são as grandes vilãs dos mares.

Além da "pesca acidental", as grandes redes de navios pesqueiros, quando lançadas ao mar, destroem ambientes marinhos inteiros. Essa destruição é fatal para a preservação do meio ambiente uma vez que, como visto no filme, 93% de todo o CO2 do mundo é armazenado no oceano com a ajuda de vegetação marinha. Perder apenas 1% desse ecossistema é o equivalente a liberar emissões de 97 milhões de carros.