Arapiraca

Protetores de animais incentivam adoção e empatia durante o período de chuva

Grupo de Arapiraca cria bazar online para arrecadar fundos e custear despesas com animais abrigados

Por 7 Segundos 22/04/2021 06h06 - Atualizado em 22/04/2021 08h08
Protetores de animais incentivam adoção e empatia durante o período de chuva
A campanha Abril Amarelo foi criada para combater os maus-tratos com animais - Foto: Ilustração

Com a chegada das chuvas em Arapiraca, a preocupação com os animais de rua aumenta bastante, principalmente para quem dedica sua vida à causa animal. Com o objetivo de proteger esses animais, a diretora do Protetoras Arapiraca, Jordana de Labert, pede empatia por parte da população.

"Algo que pedimos e fazemos também é acolher temporariamente o animal em situação de rua, oferecendo abrigo, comida e segurança, mesmo que apenas durante uma única noite chuvosa", disse ela, ratificando que o ideal seria acolher até que o animal conseguisse um outro lar, seja temporário ou definitivo, através de adoção.

Durante o período de chuva, os animais de rua ficam extremamente vulneráveis, passando frio, medo e fome. 

"O que sugerimos nesta época de frio é o reaproveitamento de panos, lenções, casinhas, papelão, caixas de papelão, jornais, para forrar em algum cantinho seguro para que o animal possa se abrigar e se proteger do frio e da chuva. E, sempre que possível, também seja oferecido água e algum alimento", continuou a protetora.

Segundo Jordana, uma iniciativa interessante que tem sido compartilhada ultimamente é a do Cãozinho Comunitário, onde as pessoas de uma determinada rua ou bairro podem acolher os animais que ali circulam em um local seguro.

"Os vizinhos podem fazer vakinhas online ou até mesmo arrecadar dinheiro com parentes e amigos para acolher esse animal desabrigado, fornecendo um cantinho, ração e água, por exemplo", finalizou.

A Ong que Jordana dirige, Protetoras Arapiraca, está sempre ajudando animais de rua, resgatando e tratando aqueles que apresentam algum problema de saúde. A ong vive de doações e pede a ajuda de todos para poder manter suas atividades, principalmente durante este período de pandemia.

A comercialização dos produtos é feita através de perfil do bazar no instagram, que pode ser acessado clicando aqui.

Abril Laranja

Instituído em 2006 pela ASPCA, sigla em inglês que significa Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os animais, a campanha Abril Laranja alerta as pessoas sobre os maus-tratos.

Após o lançamento da campanha, diversas cidades do mundo aderiram à causa e utilizam o mês para ações de conscientização.

As práticas que se enquadram na categoria de maus-tratos são: abandonar, ferir, manter preso permanentemente em correntes, em locais pequenos e sem higiene, não abrigar do sol, da chuva e do frio, não dar comida e água diariamente, entre outras.

É muito importante lembrar que maus-tratos a animais configuram crime previsto em lei desde 1998. E, desde setembro do ano passado, uma alteração na lei passou a garantir pena de 2 a 5 anos de reclusão, além do pagamento de uma multa e o registro de antecedente criminal aos agressores.