Economia

Comércio de Arapiraca “respira” aliviado com flexibilização da fase vermelha

Mesmo assim, de acordo com Sindilojas, empresários seguem cautelosos

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos 27/04/2021 17h05
Comércio de Arapiraca “respira” aliviado com flexibilização da fase vermelha
Comércio de Arapiraca - Foto: Arquivo/ 7Segundos

A decisão do governador Renan Filho (MDB) em permitir a abertura do comércio e shopping todos os dias da semana, na nova etapa da flexibilização da Fase Vermelha do plano de distanciamento social, trouxe alívio para os empresários do setor em Arapiraca.

Mesmo com o horário reduzido, os comerciantes comemoram por voltarem a ter autorização para abrir as lojas às segundas, dias em que acontece a feira livre no município e em que habitualmente é também o melhor dia de vendas na semana.

“Essa decisão acalma um pouco a gente. A segunda-feira é um dia muito importante para quem vive do comércio em Arapiraca, é o dia de maior circulação de pessoas tanto da cidade quanto de fora. E com a aproximação do Dia das Mães, essa notícia trás alívio mesmo”, afirmou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Arapiraca, Wilton Malta.

Apesar de o novo decreto agradar o comércio, os empresários seguem cautelosos em relação à reposição do estoque, mesmo que o Dia das Mães seja uma das datas mais lucrativas para o setor. Antes da pandemia, mesmo em épocas de crise econômica, os estabelecimentos varejistas costumavam renovar os produtos para atender os clientes nesse período do ano.

“Na minha empresa, fizemos compras para trazer novidades aos nossos clientes, mas em volume menor que nos outros anos. Creio que a maioria das lojas deve fazer assim ou vão trabalhar com o que já tem de estoque. Apesar da notícia de hoje, ainda é preciso muita cautela. Ao mesmo tempo, a gente precisa reforçar com todos os empresários para redobrar os cuidados que esse momento exige”, declarou.

O presidente do Sindilojas se refere aos cuidados para evitar a disseminação da Covid-19, como manter à vista dos clientes álcool em gel e exigir deles o uso correto da máscara. Malta afirma que os empresários devem observar a legislação que exige o uso de máscara em locais públicos e, dessa maneira, contribuir para a redução na quantidade de casos da doença.

A prudência, neste caso, é para evitar que o governo volte a determinar mais restrições ao comércio, que apesar de ser um dos setores mais afetados com a pandemia, não recebeu incentivos como o setor de turismo, por exemplo.

“Apesar de ser serviço não-essencial, a gente continua pagando aluguel, salários dos funcionários, FGTS e todas os impostos, como INSS, ISS, ICMS. Mas não recebemos benesse nenhuma, não existe nenhum plano para ajudar a gente, como existe em outros setores. A gente fica aliviado com essa notícia de hoje, mas sabemos que temos muito ainda que caminhar para sair dessa crise”, ressaltou.

Na tarde desta terça-feira (27), Wilton Malta participa de reunião convocada pela secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Rosa Ângelo, com o prefeito Luciano Barbosa (MDB) e com outros representantes do setor produtivo.