Aplicativo para auxiliar vítimas de violência doméstica é lançado em Delmiro Gouveia
A ferramenta facilita as denúncias das mulheres vítimas de violência doméstica
A Patrulha Feminina Selma Bandeira-Maria da Penha, da Guarda Municipal de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, implantou no município o aplicativo “Está Acontecendo”. A ferramenta facilita as denúncias das mulheres vítimas de violência doméstica.
O aplicativo é seguro e silencioso. Com apenas alguns cliques, a vítima pode acionar ajuda. A coordenadora da Patrulha, a guarda municipal Cleciane Silva, explicou que basta baixar o aplicativo e clicar no botão amarelo com o título “Viatura Maria da Penha”.

A mulher não precisa digitar nada, apenas clicar, que será gerada uma mensagem automática, com o tipo de ocorrência e a localização. Então, a Polícia Militar será acionada e direcionada para o local.
A mulher não precisa se identificar ou ligar. O sistema funciona como uma “gaiola digital”, que abrange todo o território de Delmiro Gouveia - basta estar na cidade e ter o aplicativo no celular para conseguir solicitar ajuda.
O aplicativo está disponível para o sistema Android, no Play Store; porém os desenvolvedores estão trabalhando para que ele possa ser usado também no IOs.
Parceria com a PM
O aplicativo "Está Acontecendo" já existe em outras cidades, mas é inédito em Delmiro Gouveia. Para dar vida ao projeto foi firmado uma parceria entre a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal, e a Polícia Militar que atende a ocorrência do aplicativo.
Cleciane ressaltou que a Patrulha Selma Bandeira conta com 21 patrulheiros e a coordenação atuando como um mecanismo no monitoramento das Medidas Protetivas de Urgência previstas no Art 22 da lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha) e na coibição e prevenção da violência contra a mulher.
Para o presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), Carlos Pisca, a entidade sindical vê a Patrulha Maria da Penha como uma vitória importante não só para Delmiro como para todo o estado de Alagoas, pois proporciona maior integração com a sociedade. “O que a Patrulha faz deve servir de exemplo para todas as Guardas Municipais, principalmente agora com a implantação desse aplicativo, que vem para ajudar a trazer atendimento e socorro de forma rápida a essas mulheres vítimas de violência doméstica”.
Veja também
Últimas notícias
STF terá evento para lembrar 3 anos de atos golpistas de 8 de janeiro
Quem é o traficante Cagão, dono de arma usada por blogueira em vídeo
Calouro do 76ers viraliza após “toco duplo” em jogo da NBA
Serviços de neurocirurgia são suspensos no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe
Carro em alta velocidade atropela vítimas em faixa de pedestres, na orla da Ponta verde, em Maceió
Mãe de mulher encontrada em cova rasa relata detalhes sobre a morte da filha
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
