OMS promete parecer de vacinas para uso emergencial na próxima semana
A lista de uso emergencial da OMS sinaliza às agências reguladoras nacionais que uma vacina é segura e eficaz.
Até o fim da próxima semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deve divulgar parecer sobre a inclusão de duas das principais vacinas chinesas contra a Covid-19 e do imunizante da Moderna em uma lista de uso emergencial. A diretora-geral assistente da OMS, a brasileira Mariângela Simão, disse nesta nesta sexta-feira, 30, que uma comissão independente está fazendo as avaliações. Até agora, a OMS incluiu em sua lista de uso emergencial apenas três vacinas contra a Covid-19: Pfizer, AstraZeneca e Johnson & Johnson.
As vacinas da Moderna e da chinesa Sinopharm estão sendo examinadas nesta sexta-feira. Outro imunizante da China, a CoronaVac, fabricada pela Sinovac Biotech, deve passar por testes na semana que vem. "Então, até o início da próxima semana ou no final da próxima semana, divulgaremos a avaliação final dessas três vacinas", disse Simão em uma entrevista coletiva.
A lista de uso emergencial da OMS sinaliza às agências reguladoras nacionais que uma vacina é segura e eficaz. Permite também que estes imunizantes sejam comprados e distribuídos pelo Covax, o programa internacional de compartilhamento com países mais pobres.
Se aprovadas, as duas vacinas chinesas seriam as primeiras desenvolvidas em um país não-ocidental a receberem o apoio da OMS. A China já distribuiu internamente milhões de doses das suas duas principais vacinas. O país também as exporta para muitos países, particularmente na América Latina (incluindo o Brasil), na Ásia e na África.
Veja também
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
