OMS promete parecer de vacinas para uso emergencial na próxima semana
A lista de uso emergencial da OMS sinaliza às agências reguladoras nacionais que uma vacina é segura e eficaz.

Até o fim da próxima semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deve divulgar parecer sobre a inclusão de duas das principais vacinas chinesas contra a Covid-19 e do imunizante da Moderna em uma lista de uso emergencial. A diretora-geral assistente da OMS, a brasileira Mariângela Simão, disse nesta nesta sexta-feira, 30, que uma comissão independente está fazendo as avaliações. Até agora, a OMS incluiu em sua lista de uso emergencial apenas três vacinas contra a Covid-19: Pfizer, AstraZeneca e Johnson & Johnson.
As vacinas da Moderna e da chinesa Sinopharm estão sendo examinadas nesta sexta-feira. Outro imunizante da China, a CoronaVac, fabricada pela Sinovac Biotech, deve passar por testes na semana que vem. "Então, até o início da próxima semana ou no final da próxima semana, divulgaremos a avaliação final dessas três vacinas", disse Simão em uma entrevista coletiva.
A lista de uso emergencial da OMS sinaliza às agências reguladoras nacionais que uma vacina é segura e eficaz. Permite também que estes imunizantes sejam comprados e distribuídos pelo Covax, o programa internacional de compartilhamento com países mais pobres.
Se aprovadas, as duas vacinas chinesas seriam as primeiras desenvolvidas em um país não-ocidental a receberem o apoio da OMS. A China já distribuiu internamente milhões de doses das suas duas principais vacinas. O país também as exporta para muitos países, particularmente na América Latina (incluindo o Brasil), na Ásia e na África.
Veja também
Últimas notícias

Homem é preso por porte ilegal de arma após perseguição policial em Maceió

Homem é preso em ônibus interestadual com drogas e munições em Maceió

Estabelecimento é alvo de furto em Arapiraca; prejuízo chega a R$ 4 mil

Homem agride ex-companheira a pauladas em Arapiraca e é preso em flagrante

Polícia prende homem por tráfico de drogas e apreende arsenal em Arapiraca

Fux vota pela absolvição de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
