Meio ambiente

Peixe das profundezas do oceano é encontrado em praia na Califórnia

Peixe-futebol do Pacífico costuma viver a mais de 900 metros de profundidade e raramente chega intacto a uma praia

Por G1 13/05/2021 11h11 - Atualizado em 13/05/2021 11h11
Peixe das profundezas do oceano é encontrado em praia na Califórnia
Peixe-futebol do Pacífico encontrado em praia de Orange County, na Califórnia - Foto: Reprodução/Facebook/Crystal Cove State Park

Um peixe que vive apenas em águas profundas do oceano foi encontrado em uma praia de Orange Couty, na Califórnia, na segunda-feira (10).

A região onde o peixe apareceu faz parte de uma área de proteção do Parque Estadual Crystal Cove, que explicou em seu perfil em uma rede social que é muito raro que eles apareçam em praias, já que vivem abaixo de 900 metros de profundeza, e mais ainda que cheguem à margem ainda intactos.

Peixe-futebol do Pacífico encontrado em praia de Orange County, na Califórnia — Foto: Reprodução/Facebook/Crystal Cove State Park

O animal encontrado era uma fêmea de peixe-futebol do Pacífico, que pode chegar a até 60 centímetros de comprimento, segundo comunicado do parque. Já o macho dessa mesma espécie costuma ser muito menor: tem menos de 3 centímetros e age como uma espécie de parasita, cuja única função é auxiliar a fêmea a se reproduzir, segundo os especialistas.

(CORREÇÃO: O G1 errou ao informar, ao publicar esta reportagem, que a fêmea da espécie do peixe encontrado na Califórnia pode chegar a 7 metros e o macho a 30 centímetros. Na verdade, de acordo com as informações do Parque Crystal Cove, a fêmea chega a aproximadamente 60 centímetros e o macho a menos de 3 centímetros. A informação foi corrigida às 11h20 desta quinta-feira, 13).

O peixe-futebol do Pacífico pertence à ordem dos Lophiiformes, peixes ósseos que possuem em sua maioria uma estrutura na frente da cabeça que emite luminosidade para atrair presas na escuridão da profundeza dos oceanos onde vivem.

Seus dentes são afiados e pontiagudos como cacos de vidro e sua boca é capaz de sugar e engolir presas do tamanho de seu próprio corpo, segundo a publicação do parque estadual.

Um peixe do tipo aparece na animação “Procurando Nemo”, quando Merlin e sua amiga Dory são atraídos por uma pequena luz, na verdade parte da cabeça de um predador.