Política

Em artigo publicado na Folha de São Paulo, Arthur Lira tem visão otimista sobre futuro do país

Presidente da Câmara Federal avalia avanços democráticos nos 100 dias de mandato

Por 7Segundos 17/05/2021 11h11
Em artigo publicado na Folha de São Paulo, Arthur Lira tem visão otimista sobre futuro do país
Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados


Ao completar os primeiros cem dias como presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL) escreveu um artigo para o jornal Folha de São Paulo em que destaca a aprovação da Lei do Estado Democrático de Direito e a maturidade da democracia em tempos de crise sanitária.

O presidente da Câmara dos Deputados afirmou que a Lei do Estado Democrático de Direito é um marco da nossa democracia. "É uma resposta cidadã e democrática ao entulho autoritário que antes ocupava o seu lugar, a Lei de Segurança Nacional". Arthur Lira prestou solidariedade aos familiares de "centenas de milhares de irmãos e irmãs" e demonstrou preocupação com as pessoas que vivem com "insegurança em relação ao amanhã" e com o "desespero daqueles que precisam de amparo para garantir a sobrevivência, com a economia profundamente abalada e com o modo de vida de todos afetado como nunca antes", declarou.

Lira avaliou que o Brasil suportou bem a "movimentação das placas tectônicas" da democracia nacional. "A democracia no Brasil não é um tigre de papel. É uma construção sólida, enraizada e madura, capaz de absorver suas próprias contradições e sair mais forte a cada teste".

O presidente ainda apresentou uma visão otimista dos tempos atuais, garantiu que as instituições já deram muitas provas de que estão fortes e que a democracia brasileira "oferece a base para dias melhores". "Muitos erros aconteceram, mas muitas grandes e importantes definições foram feitas também nessas horas de tão enorme agonia. E a democracia, com todos os seus defeitos, um dia será lembrada como o esteio que nos sustentou como nação nesta quadra, através da coreografia de nossas instituições", escreveu.