Arapiraca

[Vídeo] Profissionais da área de eventos se mobilizam pelo direito de trabalhar durante a pandemia

Eles também levaram um bolo e cantaram parabéns durante a manifestação para lembrar os 14 meses parados

Por Sete Segundos 20/05/2021 13h01 - Atualizado em 21/05/2021 08h08
[Vídeo] Profissionais da área de eventos se mobilizam pelo direito de trabalhar durante a pandemia
Profissionais de eventos durante mobilização no centro de Arapiraca - Foto: Giovanni Luiz - 7 Segundos

A manifestação dos profissionais de eventos que trabalham em Arapiraca chamou a atenção de quem passava pela Praça Marques da Silva na manhã desta quinta-feira(20). Sem trabalhar praticamente desde quando a pandemia começou há 14 meses, eles reivindicam também o direito de trabalhar mesmo durante a pandemia.

Faixa colocada pelos profissionais de evento durante mobilização em Arapiraca. Foto: Giovanni Luiz -7 Segundos

A mobilização foi uma forma de pressionar o governo do estado a flexibilizar o decreto de distanciamento social para que a realização de eventos venha a ser liberada, mantendo as regras de distanciamento, com presença de público reduzida e respeitando os cuidados com a higiene.

De vez em quando os profissionais de eventos ocupavam um pequeno trecho da rua em frente à Praça Marques da Silva e paralisavam o trânsito por alguns minutos pedindo o apoio dos motoristas que respondiam com um buzinaço. Também levaram para o meio da rua um bolo decorativo e cantaram parabéns pelos 14 meses parados.   

"Nós estamos parados há 14 meses, praticamente. Houve uma melhora apenas entre a primeira e a segunda onda da Covid-19, entre janeiro e fevereiro, mais ou menos, mas foi muito pouco; não queremos auxílio e se os donos de bares e restaurantes podem trabalhar, por que nós não podemos, não somos contra ninguém, mas queremos também o mesmo direito ", disse Kelly Cristina, profissional da área de decoração.

Setor de eventos se considera de luto pela falta de trabalho durante a pandemia. Foto: Giovanni Luiz - 7 Segundos  

Segundo os organizadores da mobilização, Arapiraca possui cerca de 300 profissionais que trabalham em eventos, desde fotógrafos, decoradores, donos de produtoras de vídeo, floristas, músicos, garçons, seguranças, pessoal da limpeza, donos de buffet, de casas de festas, promotores de cerimonial, operadores de áudio, animadores de festas infantis, dentre outros. 

Profissionais de eventos gritam ""queremos trabalhar" durante manifestação. Foto: Giovanni Luiz - 7 Segundos

"Nós queremos voltar a trabalhar porque estamos parados há mais de um ano, nem que seja com um público controlado, nós temos família para sustentar e não aguentamos mais essa espera, por isso resolvemos expor à sociedade a nossa situação", explicou José Júnior, profissional da área de eventos. Ele disse ainda que em Arapiraca existem mais de 100 casas de eventos que, paradas, deixam de movimentar a economia do município.